PUBLICIDADE

Confira 15 dicas para escolher o sofá ideal para sua casa

Compartilhar
Patricia Zwipp

Errar na escolha do sofá pode trazer uma série de problemas, como ambiente cansativo, com aspecto menor, dificuldades de manutenção. Para conseguir compor um espaço aconchegante e evitar arrependimentos, confira 15 dicas listadas pelos arquitetos e decoradores Marcos Biarari e Marcos Contrera.

1) Sofá para sala de TV ou de home theater deve ter espuma mais mole devido ao conforto que proporciona a quem vai passar períodos longos assistindo a filmes e programas. Na sala de estar, pode ser mais dura.

2) O móvel determina o tapete. Se for escuro, vale investir em uma peça clara para o chão. Caso seja estampado, é melhor escolher uma neutra. Sofá liso abre espaço ao tapete com estampa.

3) Para afastar a chance de errar, a melhor aposta é sofá liso e, de preferência, claro.

4) A dica para casas com crianças e animais de estimação é sofá escuro, que disfarça melhor possíveis sujeiras. Nesse caso, a decoração do restante do ambiente deve priorizar tons claros, evitando ar pesado e aspecto de que o espaço é menor.

5) Os tons de bege estão sempre em evidência. As tendências atuais são tonalidades de cinza e de azul.

6) Normalmente, as salas contam com espaço para dois sofás de tamanhos diferentes. Quem quiser pode combinar tonalidades de uma mesma cor (por exemplo, azul-escuro em uma peça e azul-claro em outra).

7) O tamanho da sala dita o do sofá. É importante que haja, no mínimo, 70 cm de espaço para circulação em volta do móvel. Caso o ambiente seja pequeno e possa receber apenas uma peça de dois lugares, a sugestão é apostar em pufes como mesa de centro, por exemplo.

8) Sofás podem ser utilizados para dividir o ambiente. Os arquitetos indicam dispor um aparador atrás deles.

9) O revestimento de mais fácil manutenção é o de couro ecológico, indicado para sala de estar. Sala de TV e de home theater pede de tecido, que é mais aconchegante e ganha praticidade com a impermeabilização, por facilitar a limpeza e dificultar a absorção de líquidos.

10) Quer um sofá branco? Melhor que seja de couro, que é mais prático de manter limpo. No dia a dia, aposte em uma capa de tecido para protegê-lo e retire-a em ocasiões especiais.

11) É mais econômico investir em detalhes coloridos do que em um sofá chamativo. Se enjoar, basta comprar mantas e almofadas diferentes, o que sai bem mais barato que um móvel novo.

12) Mantas são ótimas opções para complementar o visual. Se a decoração é mais clássica, coloque uma bem dobrada sobre o sofá. Ambientes despojados pedem uma disposição mais "desarrumada".

13) Sofá em "L" cai bem em espaços grandes, onde não atrapalha a circulação.

14) Peças com apoio para os pés (retrátil ou não) são recomendadas para sala de TV ou de home theater.

15) Por não serem muito bonitos e confortáveis, os sofás-camas ficam restritos aos quartos de hóspede.

As almofadas dão cor ao sofá branco
As almofadas dão cor ao sofá branco
Foto: Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade