Dicas e Tutoriais
Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Headsets podem ajudar a melhorar a experiência de um jogo, já que um dos principais responsáveis por um game de alta qualidade é o áudio. Por isso, a escolha de um bom fone ajuda a evitar não só o “abaixa o som” das outras pessoas, mas auxilia na comunicação e imersão no jogo. Pensando nisso, o Techtudo montou uma lista para te ajudar a escolher o seu próximo headset, veja abaixo.

1. Som estéreo ou surround

O som estéreo (2.0) tem duas saídas, o que não garante uma performance perfeita do áudio. Já a tecnologia surround tem duas opções: 5.1 e 7.1, em que o primeiro número corresponde ao número de canais de som. Ambos contam com uma saída e um subwoofer para graves.

A diferença de qualidade entre as duas opções surround não é drástica, porém os headsets 7.1 costumam ser mais caros que os 5.1.

2. Cancelador de ruídos

Quem joga em ambientes muito barulhentos deve pensar em um headset com cancelador de ruídos. Isso porque fica mais fácil dos seus companheiros do jogo te escutarem sem intervenções, aumentando a imersão no game.

3. Som aberto

Se o seu caso é o contrário do item acima, procure por um headset “aberto”. Ele possui passagem de ar nos fones, oferecendo um som mais próximo do “ao vivo”. Exatamente por isso, não bloqueiam os sons externos. Ele também esquenta menos, podendo ser mais confortável para algumas pessoas.

4. Conforto

O jogador que fica horas em frente à tela precisa ter um headset confortável em longo prazo. Os aparelhos com almofadas garantem mais tempo sem incomodar. Além disso, os headsets sem fio permitem mais mobilidade.

5. Plataforma

Nem todos os headsets são compatíveis com todos os sistemas operacionais de consoles e computador. Por isso, é importante saber onde o fone será usado (computador, Playstation, Xbox, entre outros) para não correr o risco de comprar um equipamento incompatível.

6. Potência

A potência do headset é o que determina quão alto o som ficará. Ou seja, se você quer ouvir o áudio bem alto, deve procurar pelos fones com maior potência. Um bom fone começa com potência de 50miliwatts e os mais potentes podem chegar à 150 miliwatts.

7. Sensibilidade

A sensibilidade anda junto com a potência. É ela que define qual o volume máximo que o som pode chegar. Na prática, para cada miliwatt de potência revela certa quantidade de decibéis. É importante frisar que 85 decibéis já é o bastante para causar danos à audição. Porém, o mercado pode trabalhar com até 100 decibéis.

Dicas para montar um PC Gamer compativel em 2015! Comente no Fórum do TechTudo.

8. Impedância

É a responsável por impedir que o áudio da frequência da energia elétrica interfira no som que está sendo escutado. Dessa maneira, quanto maior a impedância – nos melhores aparelhos o número varia de 26 a 32 ohm – melhor a qualidade do som.

9. Microfone

A maior parte dos headsets trazem mais tecnologia na parte do áudio, deixando o microfone um pouco esquecido. Exatamente por isso, os melhores microfones costumam estar embutidos em fones mais caros. Para saber a qualidade, é importante testá-lo antes de comprar.

Mais recente Próxima Veja como efetuar o backup manual do iCloud em seu iPhone
Mais do TechTudo