Contato

Contato Carl Sagan




Resenhas - Contato


220 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


EuGabes 16/04/2024

Mesmo o livro tendo várias explicações científicas (algumas vezes um pouco complexas para leigos) é uma excelente leitura. A resolução encontrada para o questionamento ?existe vida fora da terra?? é bem plausível e de certa forma bonita.
comentários(0)comente



Edenilson 07/04/2024

É o único livro de ficção do Sagan? Sério? O cara dá um show em vários medalhões.
Não só por ter sua base científica, mas pelas discussões que ele propõe e de uma forma clara, sucinta e sincera. A sinceridade com os temas é algo que sempre me fascinou na figura do Sagan, apesar de ser um cientista e de bastante renome, ele nunca se esquivou de questões que não levariam a respostas prontas, ou seja, nunca teve medo de não responder algo que poderia obter como resposta algo que não envolvesse a religião, como se ele não duvidasse da inteligência daquele que o lê ou escuta.
comentários(0)comente



Vitoria 29/03/2024

?para criaturas pequenas como nós, a vastidão só é suportável através do amor?

O livro é bom mas detalhado até demais pra mim então demorei muito (três meses) pra pegar o ritmo e no final tava legal mas eu estava mais ansiosa pra só acabar o livro mesmo, pra quem se interessa por astronomia e aliens recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



paulo_henriqee 20/02/2024

Uma das melhores leituras que fiz na vida!
em "contato", carl sagan nos traz um romance completo, escrito com base em todo seu conhecimento científico, é uma experiência indescritível.
a ficção é tão bem construída que nos sentimos parte da história, torcendo pela nossa querida ellie, que por sinal é uma personagem incrível!

através de ellie, lemos pensamentos do próprio sagan, conseguimos identificar de forma linda e explicitamente poética momentos em que nos vemos entregues a tantos devaneios e pensamentos sobre as mais variadas questões humanas, não somente a cerca do cosmos.

aqui, religião e ciência tem um embate belíssimo onde o autor não busca o vencedor, mas sim incentiva a própria busca.

é uma leitura calma, detalhista e não tem intuito de trazer emoção somente pelos acontecimentos, mas também pela própria narrativa.

um presente da mente de sagan para nossa própria mente.
uma história que ficará para sempre em meu coração!
comentários(0)comente



Fernandohorse 31/01/2024

Carl Sagan, além de astrofísico popstar que era, foi uma pessoa inteligentíssima que popularizou para muitas pessoas conceitos físicos complexos e despertou o amor pelas estrelas e pelo cosmo para muitas pessoas.
Além disso, que talento para criar histórias e escrever. Este livro é ótimo, já foi inclusive adaptado para o cinema com alguns ajustes de roteiro.
comentários(0)comente



ZaraWasDoomed 21/01/2024

Durante toda a sua vida, estudara o Universo...
Não sou de fazer resenhas, mas esse livro é uma exceção. Aprendi tantas coisas, e li tantas coisas lindas! A construção do livro é ótima, detalhada, rica. E o mais bonito: a mensagem que é passada. Acabou se tornando meu livro favorito. Acho que de certa forma ele me inspira a continuar estudando, e isso é bem bacana :D
Obrigada, Carl Sagan.
comentários(0)comente



Rayssa 10/01/2024

Ficção científica feita por físico
Então, li um livro recente que era bem fisicamente explicado e no final o autor dizia que tinha tido auxílio de físicos. Este é diferente. o autor é mestre em física.

Assim, a história não fica fisicamente explicada, ela fica abrindo espaço para falar de vários conceitos físicos. Não só faz sentido cientificamente, como este é o ponto central. É evidente que o autor ama a física e sai falando dela em todo momento que pode.

Eu amo a física? Acho legal, porém na escola não era minha matéria preferida. Então, teve momentos que questionei meu RECESSO! EU TO DE RECESSO.

Achei o momento errado, pq era muita coisa pra pensar. Kkkk.

O segundo ponto é que achei que ele era ateu, porém depois do final fui pesquisar e era agnóstico. Não sei se teria terminado se soubesse. Pareceu as aulas do meu professor de física cristão. Passo.

Mas a reflexão é boa e tals. Acho que se existe algo é nos parâmetros do apresentado, mas preferia que o final não fosse uma missa.

Além disso é muito longo pra no fim ser...

A nota é essa aí. Parabéns.
comentários(0)comente



LuanGabs 06/01/2024

Carl Sagan é uma inspiração de vida! Depois de ter lido cosmos e palido ponto azul, tive diversas ondas reflexivas sobre muitos aspectos da existência humana, não só pelo conteúdo ricamente científico que ja é suficientemente interessante pra me prender numa leitura.
Dito isso, Contato recebe toda essa maestria dos comentarios de Sagan acerca de varios temas, mas por ser um romance, peca na parte que o faz exatamente isso: a narrativa.
Foi um pouco frustrante encarar os cortes e pulos de cena em varias cenas chaves e que teriam sido impactantes se descritas (tal como na terceira parte) mas isso tornou a leitura um pouco decepcionante e cansativa.
A parte cientifica é irretocável, Sagan de fato era a frente do seu tempo, indiscutivelmente. Se fosse um livro mais dissertativo teria sido uma leitura mais coesa.
Enfim, não deixa de ser uma leitura boa e recompensadora pela sua conclusão, mas é uma leitura bem cheia de altos e baixos.
comentários(0)comente



Icaro 28/11/2023

Mestre até escrevendo um romance
Apesar da primeira metade ser um pouco arrastada, a obra inteira vale muito a pena pelo todo. Sagan coloca várias reflexões sobre ciência, religião e política. O final é uma grande sacada existencial para nós pequenos humanos.
comentários(0)comente



Daniel 19/11/2023

O equilíbrio perfeito entre fé e ciência
Eu sempre fui um cético, desde criança. Muito curioso, fã de ficção científica e dinossauros, eu sempre amei a ideia de que somos uma pequena minúscula fração de vida no nosso universo infinito. Muita gente tem medo desse pensamento pois acham que somos especiais aos olhos de alguma divindade. E como ateu, costumava ter um comportamento de superioridade em relação aos fiéis, pois nunca entendi como alguém pode crer em algo sem evidência. Isso mudou quando conheci Carl Sagan na série Cosmos. A sensibilidade dele ao tratar da ciência e elucidar as duvidas sobre a origem da vida sem jamais desmerecer a fé de quem crê na criação me ensinaram que, de um certo ponto de vista, todos precisam ter um pouco de fé, até os cientistas, e isso nos põe em uma zona emocional muito semelhante. Finalmente, o livro Contato aborda esse sentimento elevado a enésima potência, descrevendo como a ciência pode ser cética contra ela mesma, e como um mundo super religioso pode abraçar uma nova idéia de Deus. Ellie Arroway me representa, de uma forma ainda mais fantástica, na questão de perceber através da ciência e da sua experiência com uma forma de vida superior, que, seja um Deus, sejam Aliens, ou apenas uma ilusão, nós precisamos de algo maior pra nos dar sentido à existência. Sendo assim, recomendo muito esta leitura, principalmente para aqueles que tem essa visão preconceituosa da fé, como eu já tive. Carl Sagan irá, de forma suave, sutil e muito sensível te apresentar o equilíbrio perfeito entre fé e ciência.
Dani 25/11/2023minha estante
Itiii, sua primeira resenha ??


xaxaneto 27/11/2023minha estante
Essa sua resenha me fez ficar interessado para ler esse título




Shuvia 06/11/2023

Um mergulho em um infinito de possibilidades... e se... é fato que já enviamos mensagens ao espaço com nossa localização e informações sobre nosso planeta. Mas é se o contrário acontecesse? É isso, recebemos uma mensagem, captada por rádio telescópios, com informações, instruções... mas o mundo precisa se unir, pois devido a rotação da Terra a mensagem precisa ser captada em vários pontos do globo para ser completa. Será q as grandes nações serão capazes de deixar conflitos em nome da ciência? Seremos capazes de decifrar e seguir instruções da mensagem? E o mais importante, até onde isso nos levará?
comentários(0)comente



Felipe Lapa 02/11/2023

Contato
Um grupo de cientistas começam a receber sinais de Vega. Ellie, uma cientista muito determinada e ambiciosa, começa a estudar os sinais e movimenta o grupo para desvendar o caso. O problema toma proporção mundial e as nações se juntam para ajudar a resolver o mistério.

O livro possui uma discussão sobre a mulher na ciência, é possível ver como é difícil para Ellie se adaptar e ganhar a atenção para sua ideias no meio científico dominado por homens. Com relação ao contato com possíveis seres extraterrestres, Carl Sagan desenvolveu um enredo ?pé no chão? e beirando a realidade. Na primeira e segunda parte do livro, temos o desenvolvimento da pesquisa dos sinais vindos do espaço, discussões sobre política e religião. Acredito que um dos principais pontos do livro é o assunto ?ciência versus religião?, devido aos grandes diálogos com ideias, de ambos os lados, bem estruturadas e representando as visões de cada vertente. Os diálogos que surgem na história são um pouco cansativos em algumas partes, tornando a leitura arrastada, mas faz jus a quem está debatendo o tema, já que os diálogos partem de cientistas céticos e pouco carismáticos. Além das discussões citadas, a história vai apresentar diversos problemas mundiais que perduram até hoje e mostra como a sede de poder e a falta de confiança conseguem moldar as situações que demandam uma cooperação mundial.

O desenvolvimento dos personagens é bem estruturado e, até mesmo, longo. Um ponto que foi um pouco difícil de aceitar é a evolução dos personagens, demorou muito para que acontecesse uma ?virada de chave? e eles percebessem algumas coisas, mas foi importante para demonstrar até que ponto a situação precisou chegar para que houvesse um estalo de consciência. E é na terceira parte do livro que toda a filosofia da mensagem e de todos os fatos é apresentada, tornando a leitura muito emocionante e sendo possível ver a imaginação de Carl Sagan atuando.

Levando em consideração que ?Contato? foi escrito por Carl Sagan, que era um cientista fantástico e cético em algumas questões, e que é o único romance dele, a leitura vale muito a pena, apresenta uma ficção científica mais realista e consegue passar boas mensagens de vida durante a leitura.
comentários(0)comente



JCaruzo 02/11/2023

Antes de falar sobre esse livro é preciso entender o autor.

Carl Sagan foi um dos mais importantes divulgadores científicos de sua época, sendo assim considerado até os dias de hoje. Astrônomo, astrobiólogo, astrofísico e escritor nas horas vagas. Com mais de 600 artigos publicados, Sagan passou grande parte da carreira como professor da Universidade Cornell, onde foi diretor do laboratório de estudos planetários. Esteve a frente do icônico programa de divulgação científica da década de 80 Cosmos, onde ficou muito mais conhecido pelo público em geral. Foi entusiasta da procura por inteligência alienígena com o programa SETI e um dos elaboradores das mensagens deixadas na sonda espacial Voyager para que se outra civilização achasse, saberiam de onde teria vindo aquela tecnologia.

Sagan passou sua carreira inteira como educador e divulgador científico. Publicou mais de 20 livros na área, sendo Contato o único livro de ficção científica. Se engana quem acha que vai encontrar uma ficção vazia, cheia invenções mirabolantes. Contato é bem pautado na realidade e com ciência plausível, que na minha opinião, se tornou mais um livro de divulgação científica de Sagan.

No livro, acompanhamos a história de Ellie,
uma mulher questionadora desde os seus primeiros momentos de vida, sempre interessada em como as coisas funcionam. Com muita luta e enfrentando o machismo de toda a academia, se torna astrônoma e mais tarde diretora de um programa que monitora ondas de rádio na procura de inteligência alienígena.

Eis que surgem números binários sendo enviados de uma estrela chamada Vega, e é inquestionável, somente uma inteligência poderia enviar aqueles sinais. A trama engrossa quando, em meio aos números, é descoberto uma filmagem do discurso de Hitler nas olimpíadas de Berlin criptografada.

Toda a premissa do livro é muito interessante e cativante, as relações interpessoais de Ellie, as dificuldades com sua família, tudo isso ajuda a tornar mais palpável a trama.

Por várias vezes a história se perde em explicações, contextualizações científicas, políticas e religiosas. À primeira vista parece que o autor só queria gastar páginas (no popular, encher linguiça), mas como comentei no início, Sagan era EDUCADOR e ele não perdeu oportunidade de transmitir os seus conhecimentos. Confesso que esses momentos tornaram a leitura um pouco frustrante pois eu estava mais interessado em saber o desenrolar da trama do que como se calcula parsecs.

Tenho que concordar, que esses ?devaneios? trouxeram grandes pérolas interessantíssimas, como quando Ellie discute sobre a descoberta com dois líderes religiosos e cada um fala sobre seu ponto de vista sobre vidas alienígenas.

Achei muito interessante também como o autor imaginou os movimentos políticos e sociais. Ele usa essa narrativa para trazer a dimensão que teria essa descoberta quando descreve os Estados Unidos colaborando com a União Soviética em plena guerra fria - apesar de a história se passar em meados de 1999, o livro foi escrito em 85. O nome Russia passou a ?existir? a partir de 1991 juntamente com o fim da guerra fria - não só isso, mas todas as grande potências unidas para decifrar a mensagem.

Recomendo a leitura mesmo que encontre algumas frustrações pelo caminho assim como encontrei, mas que foram superáveis.
comentários(0)comente



220 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR