Jarra de liquidificador, qual é melhor?

Blog Harpyja

Jarra de liquidificador, qual é melhor?

( 263 )

Jarra de liquidificador, qual é melhor?

Na hora de escolher entre os diversos modelos existentes, uma dúvida recorrente é sobre a melhor jarra de liquidificador. Pode não parecer, mas um bom copo de liquidificador e alguns cuidados no tripé são capazes de aumentar o tempo de vida útil do produto e garantir o melhor desempenho do aparelho.

Material, tamanho, espessura, base removível ou fixa, garantia das peças, robustez e garantia são alguns dos aspectos a serem considerados antes da escolha. Entenda como essas características satisfizeram a qualidade da jarra de liquidificador.

Materiais

Uma das propriedades mais relevantes da jarra de liquidificador é o material. Ele impacta na limpeza, resistência, durabilidade e preço. O material ainda determinado se é possível lidar com alimentos quentes ou não. A variedade de materiais diferentes no mercado é grande. Além do vidro, há copos de inox e de diversos tipos de plástico.

vidro

Jarra de liquidificador de vidro

A jarra de liquidificador de vidro já pode ser considerada um clássico. O material é usado desde a invenção do liquidificador, em 1922. Inerte, o vidro não reage com os alimentos e possui vantagens na hora da higiene, pois não absorve cheiro nem cor. Como manter esse material é o peso, o preço mais elevado e a chance de quebrar em caso de impactos e quedas.

O vidro é usado em modelos da Black and Decker, como o S600V; em vários modelos da marca Oster, como o  Maximum , o New Reverse e o Osterizer Classic  . Outros exemplos são o Mallory Optima Glass, o Electrolux BEE21, o Arno Stile LN77 e o Semp Cherry.

Inox (Aço inoxidável)

O inox é quase tão inerte quanto o vidro. As jarras desse material não absorvem cheiro, gosto ou cor e são fáceis de lavar. A diferença é que elas são mais leves que o vidro e não quebram. Entre as guarnições desse material estão o preço mais elevado e o fato de não serem transparentes.

Jarras de inox são produzidas pela Philco, na linha Double Inox. Há ainda o Arno Soup Stile que, além de liquidificador, também tem a função de ferver líquidos para fazer sopas. Outros modelos de liquidificadores com jarra de inox são os fabricados para restaurantes e para a indústria alimentícia.

Acrílico

Acrílico é um tipo de plástico, conhecido por sua leveza, transparência e rigidez. Ainda é comum ouvir pessoas referirem-se a esse material como vidro acrílico, justamente por apresentar características que lembram às do vidro. Esse material tende a ficar esbranquiçado e riscado com o passar do tempo. Além disso, ele não é livre de Bisfenol A (BPA), substância química que pode ser liberada na comida quando colocada em contato com alimentos em altas temperaturas.

Os modelos  PH900 da Philco, e Mallory Tornado são exemplos de produtos que possuem a jarra em acrílico.

SAN (Estireno Acrilonitrilo)

SAN e acrílico são dois materiais que parecem. Quando comparados, entretanto, o SAN apresenta algumas vantagens em relação ao acrílico. Ele é mais resistente a impactos e não risca com tanta facilidade. Ele também é livre de Bisfenol A (BPA). Assim como o acrílico, o SAN pode riscar e perder a transparência com o tempo.

Há versões em SAN na marca Black and Decker, como os da linha LE ; os modelos  Clic'Lav  e Faciclic LN37  da Arno; o L-1000 Turbo Inox da Mondial, alguns da Philips Walita, como o Linha Viva Problend 6  e o ??Ri2160,  além do modelo BEB11 da Electrolux.

jarra de liquidificador

Copaliéster Tritan

Ao mesmo tempo em que é rígido, esse material tem bastante flexibilidade. Por isso, aguenta impactos e é mais difícil de quebrar. De acordo com o site da empresa Eastman , que desenvolveu e patenteou esse copoliéster, as principais características do Tritan são a transparência, mesmo após centenas de ciclos na máquina de lavar; maior do resistência que outros plásticos e vidro; além de ser seguro, livre de BPA ou qualquer outro bisfenol.

Tritan é o material usado na jarra Duravita , da Walita, na jarra Dura Mais, da Philco, nos liquidificadores da americana Blendtec, e em algumas linhas da Breville vendidas com a marca Tramontina.

policarbonato

Tem uma resistência que está entre o SAN e o Tritan. O Policarbonato, porém, não é livre de BPA e pode liberar produtos químicos na comida. Jarras feitas com policarbonato foram encontradas na linha Diamond Blender, da KitchenAid, e na marca Vitamix.

polipropileno

Esse tipo de plástico tem um aspecto mais leitoso (esbranquiçado). É flexível, o que ajuda a não quebrar facilmente, e também é mais barato. Outra vantagem do polipropileno é ele ser livre de BPA.

Uma gestante é que não suporta temperaturas altas durante o funcionamento. O calor faz com que o plástico que segura as lâminas amoleça. Essa mudança de estado do plástico, somada à vibração das fachadas durante o corte, pode resultar em deformações e danos ao fundo do copo.

Entre os modelos que utilizam esse material, encontre-se o Philips Walita Daily.

tamanho

O tamanho da jarra é um dos quesitos importantes da escolha. Em uma casa onde vivem muitas pessoas, ou nos casos em que o liquidificador é usado para bater massas de bolo e outras receitas, copos maiores podem ser mais interessantes.

Tendo isso em vista, as empresas passaram a produzir jarras cada vez maiores, com capacidade para dois e até três litros. O problema é que muitas marcas aumentaram as dimensões da jarra sem aumentar também o tamanho das lâminas responsáveis ??pela trituração dos alimentos. A combinação de lâminas pequenas com um desenho de fundo de jarra muito largo dificulta a movimentação dos alimentos, que acaba não canalizando direito até as lâminas. Antes da compra, vale a pena buscar estimativas do produto para checar o desempenho do liquidificador.

Ainda sobre o tamanho da jarra, deve-se considerar que o copo do liquidificador é proporcional ao tamanho da unidade motora. Quanto maior a jarra, maior o produto como um todo e o espaço necessário para guardá-lo.

Espessura

A espessura é outro item que varia bastante de um modelo de jarra para outro. Modelos com maior espessura de jarra são mais resistentes. Jarras muito finas racham e quebram com facilidade, fazendo com que o líquido vaze.

As espessuras geralmente começam em 2 mm (mm) e chegam a ter até 9 mm. Uma jarra que tenha pelo menos 5mm, de um bom material, já pode ser considerada de boa espessura.

Base removível X Base fixa

Sobre a base, há três configurações comuns: base fixa; base removível e base removível com partes separáveis.

Nos modelos de base fixa, o acesso ao fundo da jarra é mais difícil, tanto para extrair os alimentos quanto para a limpeza da peça. Nas jarras de base removíveis, a instalação é mais fácil e há menor risco de se cortar.

Dos modelos de base removível, alguns têm a borracha fixa na base e outros permitem separar todas as peças (encaixe, borracha e lâminas). Esses produtos com a base totalmente desmontável são os melhores para limpeza, segurança e possíveis trocas de peças já que é possível realizar a substituição apenas da parte danificada.

Modelo com base fixa, da Philips Walita (RI2160)
Modelo com base fixa, da Philips Walita (RI2160)


Arno Clic'lav, com base removível, mas sem separação das peças

Arno Clic'lav, com base removível, mas sem separação das peças


Liquidificador da marca Oster com base removível e desmontável

Liquidificador da marca Oster com base removível e desmontável

garantia

A maioria dos fabricantes hoje tratam a jarra como sendo um acessório. Dessa forma, por mais que os produtos tenham um ano de garantia, como as jarras costumam ter três meses. Poucas marcas dão garantia para o produto por completo.

Por isso, alguns cuidados durante o uso são importantes para prolongar a vida útil do produto e evitar dores de cabeça. Entre esses cuidados, o principal é com o eixo central, parte da jarra de liquidificador onde ficam as hélices. É essa parte que conecta o copo ao motor do liquidificador. As peças do eixo central podem sofrer desgaste, ficar frouxas ou acabarem danificadas quando se moi alimentos muito duros sem a presença de líquidos. Esses danos ao eixo central podem resultar em vazamentos, mudança no barulho ou, com o tempo, o liquidificador pode travar. 

Eixo central, onde ocorrem a maioria dos danos e desgastes da jarra

Eixo central, onde ocorrem a maioria dos danos e desgastes da jarra


Testes cuidadosos pela Harpyja  incomodam que a jarra do modelo  Philips Walita Pro Blend , no quesito eixo central, é um dos mais robustos do mercado. Além disso, a garantia do liquidificador é igual à da jarra.

Custódio de Reposição

Com a correria do dia a dia, muitos consumidores acabam optando por descartar um aparelho danificado ao invés de conserta-lo. Isso pode ocorrer pela dificuldade de encontrar uma assistência autorizada ou diante de preços elevados para manutenção e substituição das peças danificadas. Infelizmente, essa não é uma medida sustentável, nem do ponto de vista econômica, muito menos do ponto de vista ambiental.

Como já foi citado acima, os modelos com base removível e desmontável são mais substituíveis quando há necessidade de reparo em alguma peça da jarra de liquidificador. Além disso, para saber se a marca pesquisada mantém peças acessíveis (em termos de preço e disponibilidade) no mercado de reposição, vale consultar sites que registram reclamações de consumidores, como o Reclame Aqui .

Ainda, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, artigo 32, o fabricante deve manter peças de reposição no mercado de consumo durante um período razoável após o fechamento da fabricação do bem. Se um produto apresentar problemas após o período de garantia, e não houver disponibilidade no mercado de peças de reposição necessárias para o conserto, a sugestão é entrar em contato com o fabricante para que sejam tomadas as devidas providências. Não havendo solução, cabe acompanhar os órgãos de defesa do consumidor.

Conclusão

O propósito desse artigo é esclarecer dúvidas recorrentes de consumidores sobre as diferenças encontradas nas jarras de liquidificador existentes. Isso não significa que a escolha do produto deva basear-se apenas nela. Mesmo a melhor jarra de liquidificador não garante que o resto do aparelho atenderá as expectativas de eficiência e qualidade.

Uma escolha consciente deve ponderar outros aspectos. Para isso, a Harpyja realiza testes em diferentes eletrodomésticos e publica avaliações profissionais a respeito dos principais modelos vendidos no mercado.

Se você gostou deste artigo, compartilhe conosco outros aspectos que consideramos importantes em uma jarra de liquidificador. Você acredita que marcas com níveis de medição ajudam no preparo de receitas? E as nervuras internas, dificultam a limpeza da jarra? Você tem o hábito de usar o filtro para bagaço e sementes? Deixe seu comentário aqui embaixo.


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Carolina Lara é formada em Relações Públicas. Atuou como Jornalista por cinco anos e hoje é escritora freelancer. Cozinheira nas horas vagas, adora viajar, escrever, beber vinho e conhecer pessoas. Correr uma maratona e virar vegetariana são seus objetivos atuais.

Quer receber nossa newsletter?