Tênis Para Academia

Imagem: Pexels

“Qual o melhor tênis para treinos em academia?”

“Como escolho um calçado adequado para meus exercícios físicos?”

“Será que posso usar meu tênis de corrida para malhar?”

Estas são algumas das dúvidas de quem pratica treinos em academia. Infelizmente, são poucas pessoas que se dão conta de que estas dúvidas têm respostas de grande importância para a qualidade dos treinos e para a saúde do corpo.

Seja corrida, aeróbica, caminhada, levantamento de peso, basquete, vôlei… não interessa o esporte. A principal peça do vestuário de quem pratica qualquer atividade física sempre será a mesma: o tênis! Bom, se é o tênis, por que tantas dúvida?

Simples! Porque, de todas as perguntas a serem feitas, há apenas uma que resolve todas as dúvidas de uma só vez:

Qual o tênis adequado para meu corpo e para o tipo de atividade física que pratico?”

Chegar a esta conclusão foi simples, mas a resposta… nem tanto! Afinal, o que faz a diferença são os detalhes que, muitas vezes, são deixados de lado. E foi pensando nisso que decidimos fazer o Guia Completo de Tênis Para Academia para quem precisa escolher o tênis ideal, de acordo com as necessidades do corpo e exigências do tipo de treino executado.

Corpo x Exercício. Estes são os dois principais fatores que justificam a escolha de direcionar nosso texto para os calçados de “academia”. Afinal, a academia é o ambiente em que nosso corpo estará sujeito aos mais diversos tipos de estresse, pois só a academia comporta esta variedade das modalidades de treinos físicos.

Nos dias de hoje, as modalidades que antes víamos nas academias (além do famoso levantamento de peso) estão bem agrupadas no Cross Fit ou, como preferimos usar neste artigo em especial, o Cross Training que, resumidamente, é um treinamento físico que reúne uma série de exercícios que resultam em condicionamento físico, força muscular e agilidade.

Então, se preparem, pois o exercício que praticaremos daqui pra frente será o conhecimento!  E uma coisa garantimos: você vai conseguir escolher o calçado ideal para malhar!

Preparados? Já!

Conheça seus pés!

Conhecer os nossos pés não é apenas saber o número que calçamos. Há uma série de características que precisamos levar em conta e que, com certeza, fará muita diferença quando chegar a hora de escolher um calçado. Acredite, nosso pé é uma estrutura complexa e que merece muito a nossa atenção e cuidado.

Especialmente para quem tem uma vida ativa e não deixa de ir à academia, o básico a se saber é que nossos pés são os principais responsáveis por nossa postura e pela boa execução de movimentos do nosso corpo.  Nosso pé é composto por uma estrutura óssea complexa, músculos, tendões e cartilagem e, como todos os outros membros que possuímos, é muito importante mantê-lo em atividade para que não enfraqueça.

E para que você entenda ainda melhor os seus pés, conheça algumas de suas funções e tente reconhece-las tanto durante sua atividade física quanto em seu dia a dia:

  • Adaptação

Nosso pé é composto por 3 arcos (1 maior, que também define nosso tipo de pisada, e outros dois menores) que trabalhan junto aos nossos dedos para nos dar a capacidade de se adaptar às irregularidades do solo.

  • Amortecimento e Retorno de Energia

Um dos arcos do nosso pé, o maior (que fica na lateral interna), possui uma função muito importante: durante os movimentamos, quando nosso pé encosta no chão, o arco é responsável pela maior parte da absorção do impacto e, também, pelo armazenamento da energia gerada que é liberada durante a fase de impulsão para auxiliar no ciclo de movimentos.

  • Postura e Movimento

O pé possui um grande conjunto de sensores que são responsáveis por enviar ao cérebro informações sobre a posição do nosso corpo e descarga de peso. E é assim que o pé auxilia o corpo a gerenciar nossos movimentos e a ajustar nossa postura.

  • Equilíbrio

Os sensores ainda participam de outra função do pé: manter nosso equilíbrio. Além de enviar informações para nosso cérebro, o pé também é capaz de reagir aos desequilíbrios para nos manter em pé ou dar sequência em movimentos.

Por ser nossa principal fonte de amortecimento, os pés recebem todo o impacto que nossos movimentos geram. Por isso, caso não receba a atenção necessária, podemos abrir as portas para uma série lesões não só no pé, mas também em diversas outras partes do nosso corpo como, por exemplo:

  • Tornozelos
  • Joelhos
  • Quadril
  • Coluna

Assim como uma casa, se a base não for forte e nivelada, irá comprometer todo o restante da estrutura que, ao longo do tempo, pode desmoronar! É o mesmo quando se trata do nosso corpo. Nossos pés são a base e, portanto, é o responsável pelo bem estar das estruturas que dele se seguem.

E um dos cuidados que precisamos ter se refere justamente ao tipo de calçado que estamos usando, já que, voltando à analogia da casa, estaremos alterando toda a nossa base.

Então, aproveitando as informações que estão frescas na cabeça, falaremos sobre um assunto que é o primeiro passo (e um dos mais importantes) para a escolha de um tênis ideal: o tipo de pisada!

Qual o seu Tipo de Pisada?

Nosso tipo de pisada é determinado por nossas características anatômicas e define a forma que nosso pé se comporta durante cada movimento. Mesmo que hajam variações em se tratando do grau em que somos afetados, os tipos de pisada são separados em três grupos:

  • Pisada Neutra: se inicia com a parte externa do calcanhar, logo depois acontece uma leve rotação do pé em direção à parte interna, chegando ao centro da planta do pé, onde a energia gerada pelo primeiro impacto se transforma em impulso. Na pisada neutra, a principal característica é impulsionar com toda a parte frontal do pé.
  • Pisada Supinada: começa a passada com a parte externa do calcanhar sem que ocorra o direcionamento para o centro do pé. Assim, a transição acontece durante toda a região externa do pé, fazendo com o impulso seja feito apenas na região do dedo mínimo.
  • Pisada Pronada: se inicia com a parte externa (mais próxima ao centro) do calcanhar, logo depois acontece uma rotação excessiva em direção à parte interna do pé, fazendo com que a região interna do calcanhar também percorra o solo para que, só então, finalize a passada com o impulso sendo feito, principalmente, apenas pelo dedão.

O ideal para que você saiba qual o seu tipo de pisada é consultar especialistas como fisioterapeutas e ortopedistas. Mas, para que você adiante um pouco o seu conhecimento, mostraremos algumas dicas que podem colaborar para isso.

  • Desgaste do solado de calçados

Pisada Neutra: o desgaste acontece de maneira uniforme

Pisada Supinada: o desgaste acontece na parte externa do solado

Pisada Pronada: o desgaste acontece na parte interna do solado

  • Formato do arco do pé

Pisada Neutra: arco de curvatura normal

Pisada Supinada: arco de curvatura acentuada (pé cavo)

Pisada Pronada: arco de baixa curvatura (pé chato)

Saber o seu tipo de pisada te dará condições de saber exatamente o tipo de suporte que o seu calçado deve te oferecer, garantindo, desta forma, que seu corpo esteja protegido e pronto para efetuar corretamente os movimentos que cada exercício exige.

Sendo assim, para que possamos reforçar nosso aprendizado, apresentaremos os principais erros que podemos cometer quando chega a hora da escolha de um tênis. Afinal, aprender com os erros pode ser a melhor maneira de alcançar nossos objetivos!

Os 5 erros mais comuns na escolha de um tênis

Podemos dizer que, nessa altura do campeonato, o tênis é a peça principal para qualquer atividade física. Ele pode ser o melhor amigo ou o pior inimigo de quem frequenta academia. O tênis pode te oferecer os melhores treinos ou facilmente destruí-lo. E, sinceramente, é bem fácil dar errado!

Então, para que sua escolha seja certeira, vamos conferir os cinco erros mais recorrentes!

  1. Escolher o caminho mais fácil

O pior dos erros cometidos quando alguém decide se exercitar, seja lá de qual forma, é abrir o guarda-roupas e desempoeirar aquele velho par de tênis que estavam ali há sabe-se lá quanto tempo! Sim, um calçado velho pode ser sinônimo de conforto, mas a verdade é que ele já não oferece mais o suporte que oferecia quando novo e, pior ainda, pode não ser o calçado ideal para a atividade que praticará no momento.

  1. Escolher o tênis certo… para o treino errado!

Como já alertamos, é preciso escolher o calçado certo para o tipo de atividade que pratica. Então, se você quer um tênis para academia, não vai dar certo se você usar um tênis de basquete! Dentro deste erro há um pensamento em comum: se tá escrito “tênis esportivo, então deve servir”. Não, não serve! Cada calçado é desenvolvido para atender às necessidades do seu corpo diante do estresse que a atividade provoca.

  1. Amar demais o seu tênis

Se o seu tênis é para academia, porque você os calça até pra ir na padaria comprar pão de manhã? Esse erro é o mais comum e nos faz voltar àquilo que é fundamental: cada calçado é específico para um determinado tipo de atividade. Inclusive passear pela cidade ou caminhar até a padaria. Sendo assim, reforçamos: cada macaco no seu galho! Seu tênis de academia é para o seu treino de academia. Então, chegue em casa e guarde-os. A melhor solução é ter um par de tênis que vai te deixar confortável em situações casuais.

  1. Amar seu tênis por tempo demais

Outro erro muito cometido é quando o amor pelo calçado é tão grande que esquecemos de trocá-los. “Ah… mas já tem até o formato dos meus pés!”. Acredite: isso não é uma vantagem. Todo tênis, independente da sua função, tem um tempo de validade. Para quem pratica corrida é fácil saber, pois sua validade é calculada pelo número de km percorridos. Já os calçados de academia, irão variar de acordo com a frequência e intensidade do uso. O importante é saber e perceber se o seu par de tênis ainda conseguem entregar com eficiência o suporte que você necessita.

  1. Fazer tudo sozinho

Mesmo que estejamos aqui para te oferecer boas informações e uma boa quantidade de conhecimento, nada substitui a busca por opiniões especializadas. Sendo assim, saiba que escolher um calçado corretamente não deve ser um ato solitário e que se resuma em apenas “uma tarde que se vai às compras”. Prefira lojas que ofereçam um atendimento especializado, que garantirá um suporte técnico adequado, que faça medições dos seus pés e avalie com você as necessidades que sua atividade apresenta. Caso opte pela compra online, visite um especialista que te dê um suporte prévio à escolha do calçado.

Agora podemos dizer que vocês, caro leitor e cara leitora, estão munidos de informações suficientes para dar início ao “módulo avançado” do nosso artigo! Sendo assim, preparem-se para desfrutar o momento mais esperado: aprender como escolher o tênis ideal para academia!

  • Ao experimentar o calçado utilize as meias que usará durante os treinos. Corra um pouco e tente ao máximo sentir como o tênis se comporta em seus pés.
  • Confira o solado do calçado. Em comparação aos calçados de corrida, os tênis para academia utilizados em treinamentos físicos devem possuir solas um pouco mais finas.
  • Não se apegue ao estilo! Nem sempre o tênis ideal será o mais bonito. Foque em descobrir como eles se comportam em seus pés e como funciona toda a sua estrutura, as tecnologias e os benefícios que oferecem.
  • Teste o ajuste do calçado. Seus pés devem ter liberdade de movimento, principalmente os dedos. Note se há espaço entre suas unhas e o tecido do cabedal.
  • Sapatos de treinamento cruzado de apoio são necessários para mulheres que sempre se desafiam com novas atividades. Com os melhores treinadores, você pode adicionar novos elementos à sua atual rotina esportiva sem se preocupar em contrair lesões por estresse nos músculos. Um bom tênis para academia feminino vai te ajudar a ir mais longe sem se machucar.

Como Escolher o Tênis Ideal Para Academia?

É fácil notar que, nos dias de hoje, há uma quantidade muito grande de modelos de tênis para o tipo de atividade que deseja praticar. Esse é um fator que não facilita na hora da escolha. Mas, basicamente, você deve buscar um calçado que ofereça proteção, apoio, flexibilidade e que tenha uma boa respirabilidade. Como o nosso objetivo aqui são os tênis para academia, daremos algumas dicas com este direcionamento e com o foco principal em atividades de ritmo intenso.

Confira, então, o que é preciso saber!

O tênis deixa seu pé respirar?

Adeptos à academia ou Cross Training se acostumam com o suor. Mas a saúde dos seus pés depende também da forma como ele consegue efetuar a transpiração. Caso isso ocorra da maneira correta, você terá um ponto a mais de conforto para realizar o seu treino de forma mais efetiva.

Um calçado respirável permite que haja um fluxo de ar no seu interior. E isso ocorre quando o tênis apresenta um cabedal de feito de malha de tramas abertas e com elementos estruturais bem posicionados.

Calçar um tênis que permite a respiração dos pés evita o superaquecimento e outros efeitos indesejados como, por exemplo, odores, fungos e que seu pé escorregue no interior do calçado.

O tênis oferece proteção adequada?

Quando experimentamos as atividades que a academia nos oferece, nos deparamos comum treinamento intenso que, na maior parte do tempo, envolvem saltos, pulos, levantamento de peso, subidas, escalada e outros. É necessário que estejamos preparados para todo tipo de movimento, terreno ou impacto. Por isso, o seu calçado deve garantir a proteção do seu pé, garantindo qualidade de recursos para absorver impactos, proporcionar estabilidade, aderência, tração e outros tipos de suporte quando necessário.

Gostaríamos de sugerir tênis para academia baratos, mas calçados assim, normalmente, são mais caros. Mas, cá entre nós, segurança não tem preço.

O tênis oferece flexibilidade?

Um calçado flexível é a garantia de liberdade e agilidade de movimentos do pé. Quando falamos de um tênis para academia, levamos em conta a intensidade do nosso treino. Isso nos guiará diante do tipo de flexibilidade que desejamos. Sim, há tipos de flexibilidade para um calçado. Pois esta característica não se trata somente de “flexionar” nosso pé!

O calçado deve ter pontos exatos de flexibilidade, que estarão equilibrados com os pontos de suporte e apoio. Isso garante que o tênis não te dê liberdade de movimento quando, na verdade, o que você precisa é de estabilidade durante determinado treino.

O tênis apresenta entressola adequada?

A entressola é um dos pontos mais importantes a serem considerados. Uma entressola muito grossa não dará o suporte necessário para realizar treinamentos aerodinâmicos, levantamento de peso ou de agilidade. O objetivo é um tênis para academia que apresente entressola de espessura que forneça suporte adequado e que, ao mesmo tempo, nos permita a sensação de que estamos firmes ao solo.

Outro aspecto importante da entressola é a sua capacidade de amortecimento, que deve ser capaz de nos proteger durante saltos, corridas e qualquer treino que envolva uma intensidade alta de movimentos. Em especial para os homens com sobrepeso, é exigido uma carga extra do caçaldo que este não foi desenhado para tal, então um tênis para academia masculino com entresola de qualidade é essencial.

O tênis possui uma caixa para os dedos (toe box) adequada?

Tem coisa pior do que treinar com um calçado que esmague seus dedos? Pois é! Por isso, o tênis deve apresentar uma toe box com espaço adequado para que seus dedos tenham liberdade de movimento. Seus dedos devem conseguir se espalhar, pois é este movimento que garante equilíbrio durante os exercícios.

O tênis ideal é aquele que equilibra liberdade e restrição de movimentos. Afinal, espaço demais para os dedos é chance garantida dos pés escorregarem intenamente.

O tênis oferece durabilidade suficiente?

O tênis deve ter uma construção que recebe materiais de qualidade que resistam às pressões, fricções, impactos e outros tipos de estresse que um treinamento intenso provoca. O solado também deve apresentar borracha de boa qualidade, que não desgaste rapidamente garantindo, assim, tração e aderência durante o exercício.

Treino x Tênis

Agora que você já sabe as principais características que um tênis deve ter, colaboraremos indicando alguns calçados que irão oferecer o tipo de suporte adequado de acordo com a atividade praticada. Confira:

Reebok U LIFTER PR

O tênis Reebok U Lifter PR é direcionado para quem quer ter segurança e conforto na prática do levantamento de peso. Este calçado possui caixa para os dedos em couro e língua em Air Mesh, uma combinação perfeita para proteger e dar respiração aos seus pés, que é otimizada pelo forro antiatrito que reduz a umidade e mantém uma temperatura adequada. Seu cano baixo permite melhor movimentação dos tornozelos enquanto o seu fechamento em velcro oferece estabilidade e ajuste seguro. Sua entressola é composta por U-FORM e Thermo TPU para garantir segurança e ajuste. Seu solado em POWERBAX TPU e de construção em borracha dupla oferece tração e estabilidade na hora de pegar pesado!

  • Bom para: levantamento de peso
  • Preço sugerido: R$699,00

Reebok CROSSFIT NANO 8.0

Quem vai para a academia desafiar seus limites não se decepcionará com o modelo CROSSFIT NANO 8.0 da marca Reebok. Seu cabedal Flexweave oferece um ambiente respirável para os pés e garante durabilidade e flexibilidade ao calçado. A região do calcanhar do Nano 8 foi redesenhado para oferecer mais estrutura e conforto durante qualquer tipo de treino e, além disso, sua entressola CMEVA garante amortecimento na medida certa. Este modelo Reebok traz a tecnologia Toe Tection que protege os dedos, uma vantagem para quem treina pesado e precisa de segurança e apoio. Seu solado é formulado com goma de borracha, assim oferece ótima aderência em uma variedade de superfícies, garantindo estabilidade na hora de levantar peso.

  • Bom para: Cross Fit, Body pump
  • Preço sugerido: R$499,99

Nike Metcon 4

Metcon 4 recebeu melhorias para garantir uma base ainda mais forte e estável, um suporte de melhor flexível e muita durabilidade para suportar diversos tipos de atividades, garantindo segurança e conforto desde em sprints e sled pushes a levantamento e escalada em corda. Uma novidade é a presença de uma estampa texturizada que reforça o tênis na região dos dedos ao calcanhar. Sua entressola é mais firme no calcanhar e mais macia no antepé, trazendo estabilidade para levantamento e amortecimento flexível em sprints e corridas curtas. Sua entressola e solado formam uma plataforma reta e estável que fará você se sentir conectado ao solo durante levantamentos explosivos e treinos de alta intensidade.

  • Bom para: Cross Fit, Body pump
  • Preço sugerido: R$599,90

Nike Free TR V8

O modelo Nike Free TR V8 é direcionado principalmente para quem pratica treinos de resistência, HIIT, aparelhos para cárdico e circuitos. Este modelo proporciona uma combinação de estabilidade leve e movimentos naturais, a tecnologia Flywire oferece apoio firme, enquanto as bolsas de borracha no solado garantem amortecimento e tração multissuperfícies.

  • Bom para: treino funcional, HIIT, aeróbicos
  • Preço sugerido: R$499,90

Adidas Crazytrain Pro 3

Crazytrain Pro 3 oferece amortecimento e conforto para quem pratica treinos aeróbico, HIIT e aparelhos de cardio. Este Adidas oferece suporte a cada impulso, pulo e corrida com o amortecimento de dupla densidade Bounce. Apresenta um cabedal leve em mesh que garante um calce como uma meia de ajuste confortável e firme. Apresenta reforços nas principais áreas do pé que proporcionam estabilidade lateral permitindo mais agilidade nos movimentos. O solado de borracha contém padrões que dão suporte e aderência multidirecional.

  • Bom para: treino funcional, HIIT, aeróbicos
  • Preço sugerido: R$349,90

Asics Conviction X

Se o seu foco são treinos direcionados para as penas, este modelo Asics é a escolha ideal. A região frontal dos seus pés encontraram uma excelente estabilidade com o Asics Conviction X, o que faz muita diferença durante treinos de agachamentos. Este calçado também oferece uma ótima respirabilidade aos pés com seu cabedal em mesh que, além de manter os pés frescos e sem umidade, garante conforto durante o seu treino. Pata durabilidade e estabilidade, o contraforte de calcanhar traz uma clipagem de ótima rigidez e de muita resistência garantidas pelo material RynoSkin, um couro sintético resistente a atrito e abrasão. Sua entressola oferece estabilidade e flexibilidade, mas seu amortecimento não é suficiente para quem deseja fazer caminhadas ou corridas.

  • Bom para: musculação e exercícios de agachamento
  • Preço sugerido: R$329,90

Nike Free Focus Flyknit 2

O tênis Nike Free Focus Flyknit 2 é destinado para quem precisa de agilidade, flexibilidade e liberdade de movimentos. Este modelo Nike é uma ótima escolha para quem pratica dança ou atividades como, por exemplo, kickboxing e circuitos leves de treino. Com um público feminino mais adepto, ganha atenção pelo cabedal super confortável em tecido Flyknit que garante leveza, flexibilidade e respirabilidade. A tecnologia Flywire está presente e garante um juste firme ao antepé. Seu solado traz espuma super leve com padrões expansivos com detalhes de três pontas, que se expandem e se contraem a cada passo oferecendo uma movimentação ágil e natural.

  • Bom para: dança, kickboxing, circuitos leves de treino
  • Preço sugerido: R$399,90

UA Precision X Training

Destinado ao público feminino que se arrisca nos treinos de dança, UA Precision X Training apresenta uma estrutura elástica de ajuste agradável. Seu cabedal é composto por tecido leve para oferecer conforto e respirabilidade. Apresenta ainda tira flexível na entressola com um sistema de sustentação de corda elástica para garantir um ajuste confortável e suporte otimizado. Sua palmilha recebe a tecnologia de material Micro G que aumenta o amortecimento dando ainda mais conforto aos pés. Sua entressola baixa apresenta material leve, oferecendo mais conforto e estabilidade a cada movimento. Seu solado é anatômico e oferece melhor desempenho e ajuste mais natural. Além disso, seu solado recebe preenchimento de borracha posicionado estrategicamente nas áreas de maior desgaste, melhorando a tração e a durabilidade do calçado.

  • Bom para: dança
  • Preço sugerido: R$549,90

Under Armour Commit TR

Para o seu treinamento funcional, uma das melhores escolha está aqui. Under Armour Commit TR apresenta cabedal em malha respirável que traz leveza, flexibilidade e durabilidade ao calçado. Com estrutura em couro localizada no mediopé, garante estabilidade e suporte sem reduzir a liberdade de movimentos. A entressola de tecnologia Charged Cushioning tem estrutura de comprimento total e garante máximo amortecimento, excelente absorção de impactos e agilidade na resposta. No solado podemos notar a aplicação de borracha nas zonas de alto impacto para oferecer aderência, durabilidade e tração multi-superfície.

  • Bom para: treinamento funcional
  • Preço sugerido: R$369,90

Adidas Duramo Trainer 8

Este modelo Adidas é pouco conhecido, porém atende bem aqueles que praticam atividades variadas de pouca intensidade e buscam um bom custo benefício. Com foco no amortecimento, Adidas Duramo Trainer 8 é uma ótima opção para principalmente para treinos funcionais e corridas leves em esteira. Ele apresenta tecnologias como entressola de amortecimento CloudFoam e palmilha Ortholite que otimiza o conforto durante cada impacto. Seu cabedal recebe estrutura em TPU que oferece estabilidade, suporte e muito conforto. Além disso, apresenta solado em borracha durável e de ótima aderência.

  • Bom para: treinamento funcional
  • Preço sugerido: R$259,90