Cifra Club

Confira as melhores dicas de como comprar o seu primeiro violão

Quer saber a melhor maneira de comprar o seu primeiro violão? Então, este é o artigo ideal para você!

Quer saber como comprar o primeiro violão e qual instrumento escolher? Para isso, é necessário analisar algumas características antes da aquisição. Por exemplo, tipo de cordas, tamanho, se vale a pena investir em um equipamento usado etc.

Violões à venda posicionados na parede de loja de instrumentos
Não entre em uma loja de violões antes de compreender alguns pontos necessários para comprar o primeiro instrumento (Foto: Reprodução/PxHere)

Neste artigo, vamos responder todas as perguntas acima. Após a leitura, você terá um direcionamento bem bacana para fazer sua compra e finalmente tocar violão com o tão desejado instrumento em mãos.

O que eu preciso saber antes de comprar um violão?

Bom, como já foi dito, para comprar um violão, antes você precisa estar ciente de alguns pontos essenciais. Questões de encordoamento, tamanho, instrumento novo ou usado e tipo do violão (acústico/eletroacústico) são cruciais para uma boa escolha.

Vamos lá analisar cada um desses tópicos e, finalmente, saber como comprar o primeiro violão?

1. Cordas de aço ou cordas de nylon?

Primeiramente, essa é uma das principais análises que você deve fazer antes de comprar o seu violão. Ter um instrumento que não atende às suas expectativas, inevitavelmente, vai te desmotivar a tocar.

Nesse sentido, a escolha das cordas é determinante para que você tenha exatamente a sonoridade desejada. Dito isso, vamos analisar cada tipo de corda:

Violão com corda de nylon

Os violões com cordas de nylon são bastante versáteis. Se encaixam bem para quem quer tocar música clássica, MPB, samba etc.

No Brasil, esse tipo costuma ser o preferido dos iniciantes. Isso porque são que machucam menos os dedos, sobretudo nessa fase inicial de estudos.

Em contrapartida, apesar de todo esse conforto, pense nas músicas e nos estilos de música que você deseja tocar. Ou seja, se o seu lance for rock, o mais indicado é trabalhar com cordas de aço.

Violão com corda de aço

As cordas de aço dificultam um pouco a fase inicial dos estudos, pois os dedos serão mais castigados. Porém, por ter uma sonoridade mais brilhante, esse tipo encordoamento acaba sendo escolhido por muita gente.

São indicadas para quem quer tocar estilos que usam mais batidas, como rock, pop rock, sertanejo e gospel.

Se escolher um violão com cordas de aço, não se esqueça de levar em conta a ergonomia. Os modelos folk e jumbo, por exemplo, são maiores e mais pesados e podem ser desconfortáveis para quem vai passar longas horas estudando.

Inclusive, não há maneira melhor de intensificar os estudos do que com o curso de violão do Cifra Club Academy! Na nossa plataforma de ensino musical online, você tem o melhor aprendizado para tocar o instrumento.

Curso de violão do Cifra Club Academy

Voltando às nossas dicas, se você comprou um violão de nylon, mas quer trocar por cordas de aço… esqueça essa ideia. Ao fazer essa troca, o seu instrumento pode ser bastante danificado.

Além de empenar o violão, as tarraxas podem estragar, o cavalete corre o risco de ser arrancado e ainda tem os quase irreversíveis danos ao tampo.

O contrário também não é recomendável, pois os estragos são praticamente os mesmos. Sendo assim, nem pense em colocar cordas de aço em um violão de nylon.

2. Violão novo ou usado?

Agora, uma questão que depende de diversos fatores, pois é preciso levar em conta o orçamento para investir, procedência do instrumento, as características que você procura, entre outros fundamentos.

A seguir, um panorama sobre cada estado de compra de um violão:

Novo

Você terá garantias e possibilidade de troca, em caso de uma eventual insatisfação. Além disso, poderá parcelar o pagamento e terá mais segurança para fechar a compra.

Ademais, não podemos nos esquecer de que o seu leque de opções é mais abrangente. Isto é, as suas chances de ter em mãos o instrumento que realmente quer são ainda maiores.

Usado

Em primeiro lugar, com instrumentos usados, você encontrará preços mais atrativos. No entanto, se não comprar com algum conhecido, redobre a atenção ao fazer a aquisição.

Evite também comprar o primeiro violão que achar. Como “a pressa é inimiga da perfeição”, você pode acabar tendo em mãos um instrumento cheio de danos imperceptíveis, mas que comprometem a qualidade do som.

Ademais, são vários os motivos para você comprar um instrumento usado.

3. Violão acústico ou eletroacústico?

Para mapear a sua escolha, o principal é você ter em mente o que cada um desses modelos pode te entregar. A sua ideia é formar uma banda? Ou o seu propósito é só praticar dentro do seu quarto? Reflita sobre essas questões!

O violão acústico não tem captador de som. Sendo assim, não tem como plugá-lo em um amplificador ou em uma mesa de som. Mas nada impede de, posteriormente, você instalar um sistema de captação no instrumento. Só que isso vai dar um certo trabalho, e você terá que contar com os serviços de um luthier.

Por outro lado, além de também poder ser tocado desplugado, o modelo eletroacústico já vem pronto para ser ligado a uma caixa amplificada.

A captação pode ser passiva (composta apenas pelo captador, sem controle de equalização ou volume) ou pode ser ativa. Assim, você tem mais opções para fazer ajustes que ajudarão a moldar o timbre do violão quando ele estiver plugado.

Mais dicas para escolher o primeiro violão

Acima de tudo, você deve priorizar um violão que caiba no seu bolso. Se não tiver grana o suficiente para comprar o modelo mais top, pesquise até encontrar o equipamento que vai ter deixar confortável na relação custo-benefício.

Em caso de comprar em lojas físicas, não tenha vergonha de testar vários modelos, pois só assim se consegue estabelecer parâmetros de comparação.

Durante os testes, não deixe de observar a espessura do braço, a altura das cordas e se a estrutura física do instrumento te agrada.

Ademais, lembre-se: marca não é sinônimo de qualidade. Pesquise muito sobre marcas e modelos disponíveis, pois há linhas de instrumentos totalmente opostas à fama que as precedem.


Por fim, recomendamos o e-book gratuito “Qual violão comprar?”, para conferir ainda mais dicas de como proceder na escolha do primeiro instrumento.

E-book

Agora que você já escolheu o seu violão e sabe, de fato, qual comprar, chegou a hora de iniciar a prática do instrumento. Nesse sentido, não deixe de acessar o Cifra Club Academy!

Além de toda a metodologia de ensino de primeira qualidade, você garante outras vantagens ao se inscrever na nossa plataforma, como:

  • Acesso de onde e quando quiser (basta ter internet);
  • Materiais de apoio;
  • Lives e grupo no Telegram exclusivos para tirar dúvidas;
  • Com uma assinatura, acesso a todos os cursos da plataforma (são mais de 10);
  • Acesso ao Cifra Club Pro, que proporciona navegação sem anúncios no site, newsletters exclusivas e mais.
Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK