• Paula Mello (@paulamello_)
Atualizado em
Camisa estampada Gucci, relógio braço esquerdo, HStern; relógio pulseira preta Cartier e relógio pulseira vermelha Bvlgari. São Paulo (cid.) - Brasil. 01/03/2019. Foto: Alexandre Furcolin / Edições Globo Condé Nast. (Foto: Alexandre Furcolin/ Acervo Vogue)

Confira dicas para fazer boas compras online (Foto: Alexandre Furcolin/ Acervo Vogue)

Se você ainda não tinha aderido às compras em e-commerce, provavelmente na quarentena experimentou adquirir algo pela internet - seja uma roupa ou acessório para você mesma ou um presente -, e viu que é mais fácil do que pensava. "Tem a comodidade de poder ficar horas olhando uma peça sem ter ninguém ao seu lado te pressionando e a praticidade de não ter que carregar sacola e receber em casa, além de ter mais quantidade de produtos disponíveis", diz Ana Isabel de Carvalho Pinto, fundadora e curadora da multimarcas Shop2gether. Para quem está começando ou se quer aprimorar sua experiência, confira dicas para fazer boas compras online. 

1. Navegue usando filtros 
Se ao entrar em um e-commerce você não sabe por onde começar, a dica é usar os filtros para navegar, que costumam ser bem intuitivos, e onde você faz uma seleção de acordo com seu interesse, que pode ir da faixa de preço à cor. "Os filtros são essenciais para fazer uma curadoria já direcionada em designer, tamanho, shapes, materiais etc", diz Amanda Cassou, co-fundadora do Gallerist. Mas se você já sabe aquilo que desejo, Ana Isabel é prática: "use a 'busca' para ir direto ao ponto". Mais um sugestão da curadora é navegar no menu marcas para conhecer novos nomes. 

2. Acompanhe as novidades
As lojas online costumam ter entradas de novas peças com frequência. Para estar sempre informada sobre o que há de mais quente, Ana Isabel sugere assinar a newsletter das suas lojas preferidas ou, ao entrar no e-commerce, dar uma olhada na aba que mostra os itens recém-chegados. "Para aqueles que ainda não conhecem o site, explore a homepage, que sempre coloca em destaque as últimas novidades", completa Amanda. 

3. Confie na tabela de tamanhos
Um dos grandes dilemas para comprar roupas online é se a peça servirá corretamente (afinal, não é possível provar). Mas atualmente a maioria das lojas fornecem informações bem completas em relação ao tamanho. "Procure sempre pelas medidas da modelo, da peça e um guia de tamanhos. Se você já está comprando de uma marca conhecida fica mais fácil, mas caso contrário, use essas ferramentas pois são elas que vão garantir o acerto", garante Ana Isabel. Além disso, muitos e-commerces (caso do Gallerist e do Shop2gether) já indicam se a modelagem é padrão, maior ou menor do que o habitual no mercado. "Mas se ainda estiver na dúvida, opte sempre por um tamanho maior", diz Amanda. E se mesmo assim não der certo, saiba que é possível efetuar trocas também para as compras na internet. 

4. Busque dicas de como usar
Se você está pensando em comprar uma peça que é tendência no momento, mas está na dúvida, busque dicas de styling para ter certeza que vai usá-la. Alguns sites, como o Gallerist e a Amaro, já oferecem serviço de personal stylist online, que também auxiliam em dúvidas sobre medida e caimento. "A experiência digital tem sido cada vez mais humanizada", diz Amanda. "Essa equipe também instrui a cliente a fechar uma venda no site e avisa se houver algum benefício naquela semana". 

5. Pesquise além do e-commerce
Além das lojas online, muitas marcas (normalmente pequenos empreendedores) fazem do Instagram seu catálogo digital e direcionam para a venda via WhatsApp, o que permite tirar dúvidas. Também existem as lojinhas do Facebook. Então se você é uma fashionistas adepta das redes sociais, aproveite para explorar novas marcas por lá também!