Para atender as diferentes necessidades de seus consumidores, a Xiaomi possui algumas marcas como a Redmi, que conta com alguns celulares focados em fornecer um bom custo benefício. Após ter vindo para o Brasil no ano passo com alguns aparelhos, a Xiaomi lançou neste mês de junho o Redmi Note 9 Pro, um celular do segmento intermediário premium.

O Olhar Digital teve a chance de testar este aparelho com 4 câmeras traseiras e o processador Snapdragon 720G, que promete ser uma boa opção para jogos, e te conta a seguir o que achou dele. Confira!

Importante

Algumas partes deste review, como a das fotos, foram atualizadas após a sua publicação original. Ao entrar em contato com a Xiaomi foi verificado que o aparelho estava rodando uma versão anterior de certos aplicativos do sistema, que não estava mostrando qualquer atualização disponível. 

Design, acabamento e tela

No que diz respeito a parte de acabamento, o Redmi Note 9 Pro, visualmente, pode até ser parecido com alguns aparelhos topo de linha. Na parte frontal e traseira, este celular adota o vidro como o principal material de seu acabamento, sendo que ambas as partes contam com a proteção do Gorilla Glass 5 contra trincos e arranhões.

publicidade

O aparelho está disponível em três cores, sendo elas: Interstellar Grey, Tropical Green e Glacier White. O Olhar Digital testou o celular na cor branca, que acaba sendo discreta, mas que reflete bastante as luzes do ambiente, deixando o smartphone sempre bonito. Apesar de ser de vidro, algo que também chama a atenção de forma positiva, é que o Redmi Note 9 Pro, ao menos nesta cor, dificilmente acaba ficando com marcas de dedos visíveis.

Ainda em relação ao corpo do celular, em sua parte traseira, estão presentes as suas câmeras principais de forma centralizada. Elas até são elegantes e não ocupam muito espaço, mas acabam sendo bem saltadas, o que pode não ser legal para quem gosta de usar o celular sem uma capinha.

Reprodução

Já o seu leitor de impressões digitais, diferente do que estamos acostumados a ver na maioria dos aparelhos, está presente ali em sua parte lateral, mais precisamente em seu botão Power. A escolha até me agrada, mas confesso que as vezes é um pouco incômodo receber uma vibração de “erro” por ter usado um outro dedo no botão apenas para acender a tela do celular.

Para exibir suas imagens, o Redmi Note 9 Pro traz uma tela com a tecnologia IPS LCD de 6,67 polegadas, resolução de 2400 x 1080 pixels e 395 ppi de densidade. De forma geral, o aparelho consegue apresentar cores bem vivas por padrão e com uma boa nitidez, mas diferentemente do que achamos inicialmente em nosso hands-on, assim como outras telas LCD, o nível de brilho deste display, apesar de ser decente, pode lhe causar problemas ao ser usado em locais com muita luz. Aqui, vale notar, a câmera de selfies do celular fica como um “buraco na tela” de forma centralizada.

Reprodução

Por fim, na parte de baixo do aparelho, perto de seu alto-falante, você tem o acesso à sua porta USB C e também a uma bem vinda entrada para fones de ouvidos P2.

Performance e desempenho

Para a questão de desempenho, o Redmi Note 9 Pro traz uma configuração interessante e bem balanceada. Primeiro, veja a ficha técnica do aparelho:

  • Processador Snapdragon 720G;
  • GPU Adreno 618;
  • 6 GB de memória RAM;
  • 64 ou 128 GB de espaço para armazenamento expansível via cartão microSD;
  • Bateria de 5.020 mAh.

Na questão de performance para aplicativos, o Redmi Note 9 Pro não decepciona em nada. Apesar de contar com um pouco menos de memória RAM em comparação a aparelhos premium, eu não tive nenhum problema na hora de abrir aplicativos com ele e nem na hora de alternar entre eles quando já estavam abertos.

Já por ser considerado um processador bom para jogos, nós resolvemos pegar um pouco mais pesado nos testes do Snapdragon 720G em relação aos títulos testados no celular. Assim, com as suas configurações gráficas definidas para o médio, o jogo Fortnite sempre manteve uma taxa estável de 30 quadros por segundos.

Por sua vez, o segundo título testado foi o Asphalt 9, que apesar de não ser tão novo, ainda é considerado pesado para alguns celulares. Assim como no Fortnite, este título também apresentou um bom desempenho, tendo alguns pequenos travamentos, mas tudo dentro do normal ou do esperado e que já vimos até mesmo em produtos com configurações superiores.

Reprodução

Já quem está mais interessado nos números técnicos de ferramentas de benchmarks, no Geekbench 5, o Redmi Note 9 Pro alcançou a pontuação de 564 pontos para atividades Single-Core e de 1.763 para atividades Multi-Core.

Na questão de autonomia, o Redmi Note 9 Pro realmente não desaponta com os seus 5.020 mAh de bateria. Em nossos testes para realizar as atividades mencionadas acima, o aparelho forneceu uma autonomia para aproximadamente dois dias de uso, ficando com aproximadamente 10% de carga ao fim do segundo dia. Por sua vez, a recarga completa levou um pouco mais de uma hora e meia para ser efetuada em nossos testes.

Fotos

No que diz respeito a fotos, o Redmi Note 9 Pro não decepciona, apesar de não trazer nada de muito inovador. Antes de entrar nos detalhes de como saem as imagens capturadas com ele, primeiro veja quais são as suas lentes:

  • Lente wide de 64 megapixels com abertura f/1.9;
  • Lente ultrawide de 8 megapixels com abertura f/2.2;
  • Lente macro de 5 megapixels com abertura f/2.4;
  • Lente de profundidade de 2 megapixels com abertura f/2.4;
  • Lente para selfies wide de 16 megapixels com abertura f/2.5.

De forma geral, as lentes do Redmi Note 9 Pro possuem uma boa abertura e são capazes de tirar fotos em praticamente qualquer situação com qualidade. Assim, para a maioria das imagens, além de ele conseguir manter um bom nível de detalhes, as cores ficam bem fiéis a realidade sem ficarem saturadas. Veja algumas fotos tiradas com o aparelho:

Reprodução

Foto em ambiente aberto – Lente Wide

Reprodução

Foto em ambiente aberto – Lente ultrawide

Reprodução

Foto em ambiente fechado – Lente wide

Reprodução

Foto em ambiente fechado 2 – Lente wide

Por sua vez, o modo noturno do aparelho até faz um bom trabalho, mas ele não chega a surpreender e certos “ruídos”, como pequenos borrões, podem ser vistos. Ainda assim, vale notar, esse modo noturno está com um ótimo resultado para um aparelho do segmento intermediário premium.

Reprodução

Foto com modo noturno

Já a lente macro do Redmi Note 9 Pro também faz um bom serviço e consegue manter um bom nível de detalhes, entretanto, os elementos em segundo plano, assim como no modo noturno, acabam ficando com bastante ruído.

Reprodução

Foto com lente macro

Reprodução

Foto com lente macro 2

As selfies tiradas com o aparelho, por sua vez, realizam um bom trabalho e mantém um alto nível de detalhes.

Reprodução

Selfie

Sistema

Para a questão do sistema operacional, o Redmi Note 9 Pro não traz muitas supresas. Assim, ele vem com Android 10 e com a MIUI 11 instalada por padrão, que ainda continua um pouco poluída pelo número de aplicativos que vem como sugestões e prontos para serem instalados em sua tela inicial.

Outro problema que persiste na MIUI também é o número de propagandas apresentadas em suas ferramentas básicas, como na sua parte de segurança e manutenção.

Preço e disponibilidade

O Redmi Note 9 Pro foi lançado no Brasil no começo do mês de junho com preços que variam de R$ 3.699,00 a R$ 4.199,00.

Conclusão

O Redmi Note 9 Pro é um aparelho do segmento intermediário premium, que é capaz de oferecer uma boa performance e autonomia. Não apenas isso, o seu acabamento, é verdade, também está mais para “premium” e ele é bem elegante.

Na questão de fotos, o celular também é capaz de realizar um bom trabalho, apesar do problema que nós tivemos com o seu modo “padrão”. Para isso, vale ressaltar, nós contatamos a Xiaomi e estamos esperando um posicionamento da empresa para atualizar nossa análise, a fim de saber se isto pode ser um problema específico de nossa unidade ou não.

De toda forma, apesar de ser um bom aparelho, a grande verdade é que o preço oficial do Redmi Note 9 Pro no Brasil está um tanto elevado, ainda mais se você for levar em consideração que é possível adquirir um aparelho topo de linha do ano passado por um valor bem similar.