Início  »  Dicas   »   Dica: Como escolher uma fritadeira elétrica sem óleo?

Dica: Como escolher uma fritadeira elétrica sem óleo?

Atualmente são tantos modelos que é difícil escolher a fritadeira elétrica. Confira algumas dicas para você comprar a fritadeira certa para sua casa!

Dicas 9333 views

Apesar de serem novas no mercado, as fritadeiras elétricas estão conquistando cada vez mais consumidores. Atualmente temos tantos modelos que fica difícil saber como escolher o modelo ideal para a sua casa. Se você não sabe como escolher uma fritadeira elétrica sem óleo, preparamos esse guia mostrando o que você deve considerar na hora de comprar a sua air fryer e levar mais saúde para sua cozinha.

As fritadeiras elétricas

Para poder fazer uma boa escolha de fritadeira, antes é interessante saber como ela funciona. Será que é mágica? não, é tecnologia!

As fritadeiras elétricas usam ar quente para fritar os alimentos. O ar quente é ventilado em alta velocidade pela bandeja interna, ‘fritando’ o conteúdo. Alguns não acham certo chamar essas panelas de fritadeiras sem óleo; preferem dizer que elas são assadeiras com ar.

como a fritadeira elétrica funciona

Independente do nome, todos concordam que os alimentos ficam com textura muito semelhante ao frito, e que os alimentos ficam mais saudáveis quando preparados com ela (em comparação à fritura na panela).

Como escolher fritadeira elétrica

As fritadeiras elétricas são bastante resistentes, com funcionalidades que vão te ajudar no dia a dia. Já listamos 5 excelentes motivos para você ter uma fritadeira elétrica em casa.

Se você pretende escolher uma fritadeira elétrica sem óleo –  e quer alguns conselhos para fazer uma boa opção – preste atenção nesses itens antes de tirar seu dinheiro da carteira.

Qual o orçamento disponível?

O preço das fritadeiras elétricas varia conforme a marca, capacidade e as funcionalidades que ela oferece.

Modelos com bandejas de vários compartimentos, display digital, e outras mordomias acabam tornando um modelo mais caro que o outro, mas todas fazem o mesmo trabalho.



Caso o orçamento esteja curto, a alternativa é escolher uma das ótimas fritadeiras baratas da Mondial, Britânia e Cadence. Tá podendo investir um pouco mais? Sugerimos os modelos de fritadeiras Walita.

Tem lugar para ela na sua cozinha?

Se você tem uma cozinha pequena, achar um bom lugar para uma fritadeira muito grande pode ser um problema. Veja o tamanho da sua cozinha e já tenha me mente o lugar onde a air fryer vai ficar guardada quando não estiver em uso.

fritadeira Britania

Caso tenha uma cozinha grande, e queira tornar sua fritadeira um elemento de decoração, prefira um lugar arejado e próximo de uma tomada.

Quanta comida você pretende fazer

Assim como outros utensílios de cozinha, a capacidade de preparo é um item importante. Cada modelo tem uma capacidade certa, que varia entre 2 e 3 litros. Essa capacidade é boa pra fritar umas coxas de galinha ou uma porção média de batatas fritas.

Se você transbordar a fritadeira de alimentos, eles não serão preparados adequadamente. No caso da fritadeira, a capacidade tem a ver com o tamanho da bandeja de fritura. Um modelo mais compacto é a melhor pedida para uma pessoa solteira ou casal sem filhos.

Analógico ou digital?

As fritadeiras estão ficando mais inteligentes, e temos modelos com controles analógicos (seletores de girar) e digitais (botoes e mostradores). As duas formas funcionam bem, mas possuem prós e contras com relação à facilidade de uso.

É algo mais pessoal, tem gente que prefere um ou outro. Eu, por exemplo, não gosto muito desses seletores de girar, prefiro os digitais. Mas tem muito display digital que não funciona direito.

fritadeira Britania digital

O que fazer e o que não fazer

Na internet você encontra muitas receitas para fazer com fritadeira elétrica. Essas receitas são genéricas, ou seja, pretendem servir para diferentes modelos/tamanhos de fritadeira.

E isso pode ser um problema, tanto na questão da medida da receita quanto no tempo de preparo. Por isso é interessante avaliar as receitas que o fabricante sugere fazer (ou não fazer) no modelo que você está comprando. No manual de instruções você encontra essas orientações.

Gosta de acessórios?

Algumas fritadeiras vem com acessórios, como uma bandeja extra que permite fazer dois tipos de alimentos ao mesmo tempo, ou bandejas divididas ao meio.

Você gosta de fazer receitas mais sofisticadas, com vários alimentos? Então, na hora de escolher uma fritadeira elétrica sem óleo, é bom avaliar se ela possui acessórios. Isso vai aumentar as funcionalidades da sua fritadeira.

O peso da fritadeira

As fritadeiras geralmente são grandes e pesadas. Uma fritadeira vazia pesa em torno de 5kg (tem modelos que chegam a 8kg). Pesam tanto porque possuem componentes de aço e ferro. E foram projetadas para trabalhar fixas na sua cozinha.

Por isso, se você pretende ficar carregando sua air fryer para lá e para cá, fique atento ao peso dos modelos. Considerar o peso também é importante se você pretende deixá-la numa plataforma suspensa.

fritadeira Mondial

Consumo de energia

Assim como em outros equipamentos elétricos, o consumo de energia deve ser considerado. As fritadeiras elétricas normalmente consomem de 800 a 2.100 watts para preparar os alimentos.

Philips Viva Collection Airfryer Walita

Se você não deseja sentir a diferença da fritadeira na sua conta de energia, prefira os modelos menores e mais econômicos, com selo de economia da Procel. Agora, se você prefere os modelos maiores (e mais gastadores), verifique se sua instalação elétrica vai suportar esse consumo de energia.

Como muita gente tem perguntado se a fritadeira elétrica gasta muita energia, preparamos um post para você entender melhor o consumo de eletricidade da air fryer.

As melhores fritadeiras elétricas para você escolher

Aqui no site sempre estamos apresentando modelos de fritadeiras elétricas, de diferentes marcas. Conheça os modelos, o lado bom e o lado ruim de cada uma, a avaliação de quem já possui, preços e mais. Acesse e veja nossas dicas de compra!

Termos relacionados:

  • airfryer como escolher
  • air fryer como escolher
  • escolher fritadeira elétrica
  • fritadeira elétrica certa
  • fritadeira elétrica tamanhos

publicado em · atualizado em


RECOMENDADOS PARA VOCÊ