Como escolher perfume masculino? Musk, amadeirado ou cítrico?

Como-escolher-perfume-masculino-Musk,-amadeirado-ou-cítrico

Escolher o perfume masculino certo nunca foi uma tarefa muito fácil, não é mesmo?

A gente chega à perfumaria e se depara com tantas opções de perfumes importados e nacionais, e tantos cheiros diferentes se misturando em nosso olfato que fica difícil simplesmente escolher um.

E quando falamos em optar por apenas um, significa fazer uma escolha consciente, mais do que simplesmente selecionar qualquer um na prateleira para acabar de vez com a história.

Escolher o perfume masculino certo nunca foi uma tarefa muito fácil

Pode confessar, você acaba pegando o qualquer um só para acabar de vez com o esse martírio que é escolher o bendito perfume (quem nunca?). Você não está sozinho nessa, não! Mas a verdade é que não precisa ser tão complicado assim comprar perfume masculino.

Com um pouco de conhecimento sobre as fragrâncias e de como elas se relacionam com o lifestyle de quem usa, é possível escolher o melhor perfume masculino e ainda gastando bem menos tempo do que você imagina.

Já pode parar com esse “mimimi” de que são nomes demais e difíceis de entender, este guia vem para descomplicar o cenário de vez! Fique conosco e aprenda de uma vez por todas a qual perfume masculino comprar!

A terminologia é a receita para o sucesso

Está preparado para virar o mestre Jedi dos perfumes masculinos? Entender as terminologias que compõem esse universo é indispensável para saber como escolher o aroma certo. Afinal, ficar falando em notas e plantas herbáceas não adianta nada se você não souber na prática o que isso significa!

Por isso, está na hora de você entender, de forma simples e didática, o que essas palavras e termos técnicos olfativos querem dizer. Bora lá?

Categorias

Categorias de perfume masculino

Existem três categorias em que os perfumes podem se enquadrar, dependendo da concentração da essência na composição.

Regra: Quanto mais concentrada a essência, mais marcante e duradouro o perfume.

  • Eau de cologne (EDC): a famosa água-de-colônia. O mais fraco dentre as categorias de perfume. Apresentam, em média, 3% de essência de perfume.
  • Eau de toilette (EDT): perfumes suaves, com cerca de 4 a 8% de essência. Apresentam fixação média de 8 horas.
  • Eau de perfum (EDP): o mais forte dos perfumes. Tem, em sua composição, de 8 a 16% de essência. Sua fixação média é de até 12 horas. Geralmente, os melhores perfumes masculinos estão nesta categoria.

Famílias Olfativas

  • Amadeirados: são compostos por aromas secos e menos adocicados. É possível identificar tons de canela e terra, além de notas naturais picantes. As mais comuns são sândalo, musgo de carvalho, âmbar, couro e tabaco.
  • Cítricos: caracterizados por fragrâncias leves e marcantes. As principais notas são laranja, limão e bergamota. Ideal para o dia a dia e, principalmente, locais mais quentes.
  • Frescos: a junção de notas cítricas com as naturais como folhagens verdes e relva. É comum encontrar notas de lima, hortelã e cidreira.
  • Frutais: junção de notas de frutas, como morango e pêssego, e cítricas. Tem um cheiro mais doce e fresco. As notas predominantes são ameixa, maça, pêra, rosas e jasmim.
  • Orientais: notas quentes e picantes, como canela, baunilha, gengibre, noz-moscada e âmbar. São bem marcantes e adequadas aos perfis mais descolados e alternativos.

Perfume masculino x personalidade e estilo

Perfume masculino x personalidade e estilo

Você já parou para pensar como um perfume diz muito sobre a pessoa que o usa?  Só pelo cheiro, é possível perceber se aquele cara é mais descolado ou se faz a linha executivo.

Assim como na hora de definir as roupas e sapatos, tanto a personalidade quanto o estilo do homem podem — e devem — servir de parâmetro no momento de escolher o perfume ideal.

Vamos a um exemplo prático de como isso funciona: você faz o estilo mais clássico, mas são as calças rasgadas que andam fazendo sucesso. Faz algum sentido você, dono de um estilo sério e executivo, comprar uma calça rasgada só porque está na moda? Claro que não,certo?

Essa lógica também vale para os perfumes. Não é qualquer fragrância que combina com todos os homens.

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a encontrar elementos e fragrâncias que mais dialogam com a sua personalidade e estilo de vida. Confira!

  • Homens criativos, de personalidade forte e descolados: são fortes os elementos como alecrim, salva e musgo de carvalho na essência, conferindo uma fragrância com tons amadeirados e levemente cítricos.
  • Homens com estilo clássico e com perfil executivo: as fragrâncias amadeiradas são as mais indicadas, já que são marcantes e transmitem a ideia de poder. Notas como sândalo e cedro harmonizam bem com o homem deste estilo.
  • Homens despojados, de lifestyle esportista: tons de madeira, plantas e ervas são os mais indicados, garantindo perfumes com aromas cítricos e frutais como limão, laranja e tangerina, leves e marcantes na medida certa.

Dicas para acertar no perfume masculino

Dicas para acertar no perfume masculino

Experimente, sempre!

Para não errar na hora de comprar o perfume masculino, não abra mão de experimentá-lo. E aqui vai a dica de ouro: para ter certeza do cheiro definitivo do perfume, espere um pouco mais na loja antes de decidir a compra, assim as notas de saída, aquelas que sentimos logo que aplicamos o produto, evaporam e o cheiro definitivo pode ser sentido.

Teste no seu corpo

Sabe aquela história de comprar um perfume porque “fulano de tal usa e o cheiro é ótimo”? Jamais caia nessa roubada! Em cada pessoa as fragrâncias se comportam e fixam de uma maneira diferente.

O mesmo vale para testes de perfumes nos famigerados cartões de fragrâncias. Os perfumes liberam notas quando presentes na pele, por isso é preciso testar no corpo para ter certeza do resultado final.

Entenda sua assinatura olfativa

Entenda sua assinatura olfativa em perfume masculino

Você já sabe a importância da conexão entre o perfume e a personalidade de quem usa, certo? Então é preciso testar várias fragrâncias, comprar vários perfumes de famílias olfativas diferentes para finalmente encontrar a sua assinatura?

Haja dinheiro se o caso fosse esse, certo? Uma boa dica é investir em produtos mais baratos com as fragrâncias que você quer apostar para experimentar, como sabonetes, por exemplo. Assim você pode confirmar como ela reage na sua pele e se traduz bem o seu estilo e personalidade!

Escolher perfume masculino não é tão difícil quanto parece! Quando dominamos os termos técnicos e entendemos que o aroma precisa conectar-se com o que o homem é na vida real, fica mais fácil acertar!

Agora que você já sabe como escolher o perfume masculino, seja ele perfume importado ou não, que tal visitar nossa seção de sabonetes e eleger hoje mesmo as fragrâncias que você quer testar para encontrar sua assinatura olfativa?

Cadastre-se em nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Kaka Consultora

    Que poste muito show, amo tanto perfume, que vendo para torno o mundo um lugar mais cheiroso, visite meu site, eu faço divulgação de Perfumes e promoções da Rede Natura online, bjus <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *