Lava-louças vale a pena? Saiba se compensa ter lava-louças em casa

Quer saber se vale a pena ter lava-louças? Leia aqui se compensa ter lava-louças, quais as vantagens e desvantagens e como funciona.

Atualizado 8 de setembro de 2022

·

Autor Por Equipe Cleanipedia

Inscreva-se para receber novidades e ofertas de novos produtos!

Washing dishes Vacuum cleaner Vacuum cleaner
Inscreva-se
Laundry Duster Dispenser
Pratos coloridos dentro da máquina de lavar louça Limpeza da Cozinha

Muitas pessoas adoram receber os amigos ou a família em casa para o almoço de domingo. Mas são poucas que gostam de perder tempo depois da refeição para lavar toda aquela louça em cima da pia!

É nesse momento que se pensa em adquirir uma lavadora automática. Mas será que uma lava-louças vale a pena? Confira abaixo como funciona lava-louças, vantagens e desvantagens e se compensa ter lava-louças em casa.

Entender como funciona a máquina de lavar louça é importante para garantir sua eficiência e durabilidade.

Lava-louças: vantagens e desvantagens

A praticidade é um dos principais motivos das pessoas a acharem que ter uma máquina de lavar-louça vale a pena e que as levam a comprarem uma. Mas as vantagens de ter uma lavadora automática na sua cozinha vão muito além:

Vantagens:

  • Economia de tempo na cozinha: já imaginou quanto tempo você vai perder se tiver que lavar a louça à mão depois daquele churrasco para a família e os amigos? Seu único trabalho será limpar os pratos antes de colocar tudo na máquina. Pratos e talheres também já saem secos da lava-louça, então fica muito fácil somente guardar as coisas depois.

  • Economia de água: você sabia que lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos consome 117 litros de água?  Uma lava-louça vale a pena porque permite economizar aproximadamente 85% de água em comparação com a lavagem manual. Se a máquina de lavar louça funciona em sua capacidade máxima, consegue-se reduzir o consumo de água em até 6x.

  • Mais eficiência na limpeza da louça: a máquina de lavar louça funciona com água bem mais quente do que a usada na pia, o que deixa seus pratos, panelas e talheres mais limpos. Com o uso de detergentes próprios como os da linha CIF, além de limpos, seus utensílios vão brilhar como novos!

  • Economia de energia: assim como outros eletrodomésticos, a lava-louça funciona com eletricidade, claro, mas é possível reduzir o consumo de energia se você optar por usá-la nos horários em que a taxa cobrada é reduzida, principalmente à noite. Além disso, ao escolher a lava-louça vale a pena optar por modelos mais modernos que são mais eficientes.

  • A lava-louça conserva melhor a louça se usada de maneira correta e com produtos de qualidade.

Para decidir se lava-louças vale a pena, também é preciso saber não só os pontos positivos, mas também os potencialmente desfavoráveis, como os listados a seguir:

Desvantagens: 

  • Investimento inicial mais caro: dependendo da modelo, da capacidade e das funções uma lava-louça pode ter um custo relativamente alto.

  • Juntar louça: é recomendado usar a capacidade máxima da lava-louça para economizar energia. Dependendo do modelo da sua lavadora, pode ser preciso esperar juntar um monte de louça antes de colocar tudo para lavar.

  • Não são todos os utensílios que podem ser lavados na máquina. Para louças como cristais, panelas e frigideiras de ferro, colheres de pau, caixas e recipientes de plástico, o recomendado é lavar na pia.

  • Economia de energia: alguns modelos de lava-louça não são tão eficientes nesse quesito. Por isso é preciso pesquisar bem e comparar os modelos disponíveis para decidir se lava-louça compensa para você.

Lava-louça: como funciona?

Saber como funciona lava-louças, o modo correto de usá-la e escolher um detergente de qualidade como os da CIF asseguram que sua louça estará sempre limpa e que sua máquina terá vida longa.

Entender um pouco mais sobre como funciona a máquina de lavar louça não é nem um bicho de sete cabeças e, além de tudo, também ajuda a garantir sua durabilidade. Então acompanhe um passo a passo bem básico:

  1. 1

    Adição de água: enche-se um reservatório (raso) localizado no fundo da máquina.

  2. 2

    Aquecimento da água: uma peça de metal converte eletricidade em calor e aquece a água da bacia até a temperatura adequada.

  3. 3

    Adição do detergente: o computador da lava-louça abre de forma automática um recipiente e o detergente é adicionado no momento certo da lavagem.

  4. 4

    Lavagem da louça: a água quente e o detergente são bombeados e a pressão fará com que as pás girem e disparem jatos de água para lavar a louça.

  5. 5

    Escoamento: escoa-se a água suja.

  6. 6

    Segundo ciclo de lavagem: desta vez, mais água limpa e quente é adicionada, sem detergente, para eliminar possíveis sujeiras ou resto de detergente na louça.

  7. 7

    Drenagem: por fim drena-se a água novamente.

  8. 8

    Secagem: a máquina aquece o ar para secar a louça.

DICA IMPORTANTE

A lava-louça funciona mesmo, mas com o uso regular acumula-se muita gordura e o excesso de sujeira (comida) no filtro e no interior da máquina, o que pode impedir o bom funcionamento do seu eletrodoméstico. Por isso é muito importante realizar a devida manutenção e limpeza uma vez por mês para remover as manchas de gordura que se juntam dentro da máquina. Cada lava-louça é diferente, por isso sempre consulte o manual para saber a melhor forma de limpá-la.

Pronto, agora que já sabe como funciona a máquina de lavar louça, pode decidir se comprar uma lava-louça compensa para seu lar. Se ainda tem dúvidas, para descobrir se ter uma lava-louça vale a pena, continue lendo sobre o assunto e confira como lavar louça na máquina e coisas incomuns que você pode lavar na lava-louça.

Bem-vindo ao #CleanTok

A casa da limpeza no TikTok. Apresentada por Cleanipedia.

Explorar
Cleanipedia

Orgulhosamente apoiador de #CleanTok

tiktok-banner

Dúvidas frequentes sobre máquina de lavar louça

Esse artigo foi útil?

BubbleBubbleBubbleBubbleBubbleBubble
Enquete

Você teria mais probabilidade de comprar um produto de Limpeza ou Lavanderia que tivesse um código QR visível na embalagem em comparação a um produto sem código QR?

0 votos