O que considerar ao comprar um drone?

Nos últimos anos surgiram inúmeras utilizações para drones no mercado, contribuindo para a popularização da tecnologia e para o desejo crescente dos consumidores em adquiri-la.

Contudo, comprar um drone nem sempre é uma tarefa fácil ou que pode ser feita sem muita informação. Devido ao seu elevado ticket médio e diversa variedade de modelos é indicado que os consumidores tenham um mínimo conhecimento antes de optarem por um modelo específico. 

Para ajudá-los a escolher dentre os inúmeros produtos no mercado, a AEROJR. preparou um passo a passo dos requisitos a serem analisados para escolher seu drone ideal.

Perfil do Comprador

Antes de comprar seu drone ou procurar por modelos e opções de equipamentos, é de extrema importância a definição de qual será o seu perfil de uso da aeronave. Dessa forma, é possível escolher aqueles equipamentos que oferecem as melhores soluções às suas necessidades sem extrapolar no preço.

Em vista disso, para entender melhor, é preciso pensar os possíveis usos de um drone e quais características são prioritárias para você. Falaremos sobre algumas características a seguir.

Autonomia e Quantidade de Baterias

Este é um dos quesitos mais importantes na sua escolha. Qual o tempo médio de voo com o qual você pretende utilizar o equipamento? O uso será para fins profissionais, nos quais será necessário passar uma tarde inteira de trabalho, ou será para fins recreativos, com vôos curtos?

Logo que definida a questão do tempo de voo da aeronave, pode-se observar que no mercado temos várias opções para as diferentes necessidades, existindo drones com baterias que permitem voos desde cinco a trinta e cinco minutos. 

Também é necessário observar a quantidade de baterias que estão sendo adquiridas, com combos e modelos variando entre uma e quatro baterias. Porém, esses fatores influenciam no preço final, justificando uma análise cuidadosa da questão.

Distância de Voo

Outro fator a ser observado é a distância de voo permitida pelo equipamento. Esse é influenciado pela capacidade do rádio do drone e pela capacidade de bateria dele.

Vale ressaltar que pelas normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a distância máxima permitida de voo do drone é aquela na qual o piloto ainda pode ver o aparelho. Assim, torna-se necessária a compra de algum binóculo para certos casos de uso.

Um usuário com um perfil mais voltado para gravações, mapeamento e fotografia deve buscar por um modelo que permita a operação a distâncias maiores, em torno de 3 a 6 quilômetros. Já usuários voltados para voos curtos e visuais podem usufruir de aparelhos com distâncias inferiores.

Qualidade da Imagem

A qualidade da imagem pode ser influenciada por muitos fatores do modelo. A câmera escolhida, as suas lentes, a existência de estabilização de imagem, o tipo da estabilização implementada, os modos de voo do equipamento, a capacidade operacional com a existência de vento e até o nível de vibração do drone.

Para o uso profissional, é imprescindível uma resolução de 4K, Gimbal com estabilização mecânica (é o componente que segurará a câmera, nesses casos) e a presença de GPS para facilitar a operação. 

Já para o uso mais voltado ao lazer, vale a pena avaliar a necessidade ou não de uma câmera no seu drone e qual o nível de qualidade desejado. Nesse caso, uma boa opção, é a busca por vídeos na internet do modelo de drone desejado a fim de observar qual o resultado de todos esses fatores na qualidade final da imagem.

Tamanho

O tamanho de um drone deve ser levado em consideração principalmente quando se tem em vista a mobilidade e a portabilidade do equipamento.

No caso de equipamentos para viagens, os drones devem ser preferencialmente pequenos e portáteis, porém se esse não for o caso talvez não seja um fator de relevância. 

Recomenda-se, portanto, que o consumidor avalie as medidas do drone antes da compra e observe se este já vem com uma mochila ou maleta inclusa.

Modos de Voo e Recursos de Pilotagem

Um voo mais fácil e uma estabilização melhor da aeronave, necessita de alguns recursos de controle. Como o GPS, o Hold, o Headless, modos de voo inteligente, dentre outros. E cada um desses possui uma faixa de preços e funções específicas.

  • GPS : presente em aparelhos mais caros e profissionais por proporcionar o melhor nível de estabilização dentre os citados. 
  • Hold : uma alternativa a tecnologia do GPS, mas que proporciona uma estabilização apenas no sentido vertical e não no horizontal. 
  • Headless : é uma configuração que facilita a operação do drone principalmente para iniciantes. Pois, proporciona ao drone a capacidade de alternar o seu eixo de movimento segundo a sua orientação em relação ao piloto. 
  • Modos de voo avançados : costumam depender da presença do GPS e podem ser observados no manual do equipamento.

Para um uso recreativo, talvez as opções de Hold e de Headless sejam suficientes, barateando o preço do aparelho. 

Já para um uso profissional, a presença do GPS é mínima e os modos de voo podem facilitar bastante o trabalho e aumentar a segurança do voo. Também vale citar a importância de se estar de acordo com a regulamentação nacional para pilotos de drones.

Preço e Loja

Por fim, é preciso definir uma faixa de preço na qual você pretende gastar, e definir a loja na qual será comprado o drone. Já que existe a possibilidade de comprar seu drone em lojas brasileiras e em lojas estrangeiras, importando os modelos para o Brasil.  

No segundo caso, vale lembrar que esses modelos não vêm homologados para voar no país. Dessa forma, é preciso homologá-los assim que eles chegam ao território nacional a fim de evitar maiores problemas e de evitar a apreensão do aparelho.

A AEROJR. também realiza esse processo. Vale conferir um pouco mais sobre o assunto em Homologação de drones: Porque me preocupar!

Modelos de Drones Interessantes

Segue abaixo a lista de alguns modelos recomendados pela AEROJR. para iniciantes e para profissionais:

Sky Storm Drone

É o modelo mais barato da nossa lista. Não possui muitos recursos de voo e nem câmera, sendo mais recomendado a aqueles que querem um drone apenas para um lazer bem básico. Pode ser encontrado por cerca de 300 reais.

Saiba mais sobre o Sky Storm Drone

DJI Tello

É o modelo mais barato da famosa marca DJI, custando cerca de 600 reais. Sua câmera é mais recomendada para tirar fotos ocasionais e o drone é significativamente mais simples do que os outros modelos da marca. Contudo, apresenta um bom custo-benefício aos iniciantes no hobby. 

Saiba mais sobre o DJI Tello

Syma X8HG

O modelo possui compatibilidade com outras câmeras, além da sua de fábrica. Contudo, o tempo de voo não é muito prolongado perto dos outros modelos. Ele pode ser encontrado por 800 reais e traz funções interessantes para este valor.

Saiba mais sobre o X8HG

SJRC Z5

Um modelo mais desconhecido mas interessante para iniciantes. Apresenta um GPS que permite uma melhor estabilização em voo e uma câmera HD. Contudo, não possui sistema de estabilização de imagem e ainda é limitado quando comparado a drones mais caros. Seu valor médio circula em torno de 2000 reais.

Saiba mais sobre o SJRC Z5

Yuneec Breeze

Apresenta uma boa resolução e certa facilidade de pilotagem. É uma marca mais desconhecida mas que tem se destacado nos seus últimos lançamentos, atraindo cada vez mais mercado. Suas características ainda não abrangem um drone de uso profissional mas são muito interessantes para um equipamento de 3500 reais.

Saiba mais sobre o Yuneec Breeze

DJI Spark

Um dos melhores drones voltados ao lazer que se tem no mercado. Se encontra por volta de 4500 reais e possui várias funções de voo que podem tornar sua experiência mais divertida.  

Saiba mais sobre o DJI Spark

DJI Phantom 3 Professional

Por mais que seja um modelo mais “antigo”, o Phantom 3 apresenta soluções práticas e eficientes ao uso profissional. Se encontra a um valor de 7000 reais e possui uma câmera de ótima qualidade, ainda sendo amplamente utilizado no mercado.

Saiba mais sobre o DJI Phantom 3 Professional

DJI Phantom 4 Advanced

Sucessor do Phantom 3, apresenta melhorias em todos os aspectos. Possui uma câmera melhor, maior tempo de voo, mais funções, maior alcance, etc. Pode ser encontrado por 9000 reais.

Saiba mais sobre o DJI Phantom 4 Advanced

DJI Mavic 2 Pro

O modelo mais caro da nossa lista e um investimento muito alto para a grande maioria dos pilotos. Por cerca de 11000 reais, o Mavic 2 Pro apresenta excelência nas tarefas que realiza ao mesmo tempo que mantêm a portabilidade e a experiência.

Saiba mais sobre o DJI Mavic 2 Pro

Hora de Comprar Seu Drone

Basicamente, para escolher seu drone ideal, você deve, primeiro, pensar bem a respeito sobre como será seu uso com o equipamento nos tópicos que te interessam e que podem influenciar a sua experiência (câmera, bateria, autonomia, etc). Depois, você deve pesquisar por modelos e lojas a fim de comprar o drone certo pelo preço certo. Assim, é possível escolher o aparelho que melhor se encaixa no seu uso e que vai atender às suas expectativas.

Além disso, caso queira uma ajuda especializada para escolher e comprar seu drone ou esteja pensando em um modelo totalmente personalizado, não exite em chamar a AEROJR. pelo contato@aerojr.com ou por qualquer uma de nossas redes sociais! Vem voar com a gente!!!

Autor: Pedro Lucas

Compartilhe com seus amigos:

Posts relacionados

Aeronáutica

Homologação de Helipontos: Importância e como realizar

A homologação de um heliponto é o processo de reconhecimento de que esse está de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizado a partir da estruturação de um Plano Base de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH) , caracterizando que este está apto para o uso. Assim, no decorrer deste texto,

MEJ

O que é uma Empresa Júnior e por que contratá-la?

O Movimento Empresa Júnior nasceu em 1967, na França, sendo hoje o maior movimento de empreendedorismo jovem do mundo. Ele surgiu pela vontade dos estudantes de se aproximar do mercado de trabalho e de fomentar o aprendizado prático nas universidades.

2 comentários em “O que considerar ao comprar um drone?”

    1. Oi, Carlos!
      Os drones são realmente uma área incrível! E caso você pretenda entrar no ramo já sabendo pilotá-los, podemos te ajudar, pois oferecemos um curso de pilotagem de drones (Flydrone). Se você tiver interesse basta mandar um e-mail para contato@aerojr.com
      Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?