Dicas Especial

Volta às aulas: Como escolher a Mochila ideal de acordo com peso, idade e altura

A Volta às aulas é um momento de alegria para as crianças e de cuidado redobrado para os pais e responsáveis. Um dos detalhes mais importantes é a compra do material escolar, e com isso, escolher a mochila ideal de acordo com peso, idade e altura da criança. Essa atenção, irá evitar repercussões graves em longo prazo para a saúde da coluna vertebral em decorrência da má escolha da Mochila Escolar.

A mochila, que é um equipamento que facilita o dia a dia de qualquer pessoa, seja para viagens, para trabalho ou para outras atividades, é também o melhor meio de levar o material escolar. Por isso, os médicos ortopedistas recomendam que seja escolhida conforme a possibilidade de carregamento de peso por parte da pessoa que está utilizando o produto.
Dessa forma, os ortopedistas recomendam que a mochila ideal deve ser escolhida de acordo com o material que esteja sendo transportado, principalmente analisando o peso do material escolar, o tamanho da mochila e, inclusive, a quantidade de bolsos, evitando que a criança possa ter problemas na coluna vertebral, dando preferência àquelas que possuem rodinhas as chamadas Mochiletes, que não precisam ser levadas nas costas. Confira em nossa matéria de Volta às Aulas, Como escolher a mochila ideal de acordo com peso, idade e altura.


Como sabemos, cada vez mais as crianças são submetidas a um transporte excessivo de carga quando vão para as aulas. O ideal é que levem apenas o material que será utilizado no dia, garantindo não carregar tanto peso. Por isso, os principais responsáveis pela escolha da mochila ideal são os pais, que devem priorizar a saúde de seus filhos.
Mochila escolar geralmente transporta uma grande quantidade de livros e de materiais que a criança precisa para usar nas aulas. A melhor coisa a fazer, portanto, é selecionar os materiais para cada dia, ensinando a criança a fazer o mesmo, acompanhando a programação de aulas daquele dia específico.

volta-as-aulas-como-escolher-a-mochila-ideal-de-acordo-com-peso-idade-e-altura-2
Dicas para escolher a mochila escolar ideal

Para escolher a mochila ideal para levar materiais escolares é preciso dar atenção aos seguintes pontos:

• A mochila, quando carregada nas costas, deve ter alças largas, almofadadas e ajustáveis ao corpo da criança;
• Para distribuir melhor o peso é preciso que a mochila tenha um cinto ajustável na cintura;
• A mochila precisa ter almofadas nos pontos de contato com as costas da criança;
• O tamanho da mochila é importante: ela precisa ser do mesmo tamanho das costas da criança. Quando colocada, ela deve ficar com a parte superior logo abaixo do pescoço, com a parte inferior no nível na cintura, distribuindo o peso pelo corpo e não podendo ser carregada apenas num ombro;

volta-as-aulas-como-escolher-a-mochila-ideal-de-acordo-com-peso-idade-e-altura-3
• Para crianças que fazem percursos mais longos a pé, o ideal é que a mochila tenha rodinhas. Mesmo nesse caso, é preciso ter atenção com relação ao cabo que puxa a mochila, que precisa ficar num ângulo de 30 graus com relação ao braço da criança;
• Quando a mochila é arrumada, os livros e materiais mais pesados devem ficar junto a parte que fica nas costas da criança;
• Mais importante que todas as dicas anteriores é com relação ao peso da mochila: seu peso total não deve ser superior a 10% do peso corporal da criança.

volta-as-aulas-como-escolher-a-mochila-ideal-de-acordo-com-peso-idade-e-altura-4
Como escolher a mochila ideal de acordo com peso

Depois de comprar a mochila ideal, os pais devem prestar atenção no peso que ela vai transportar diariamente. Como já informamos, o peso total da mochila não deve ser superior a 10% do peso da criança. Assim, por exemplo, uma criança com 30 quilos não pode transportar uma mochila com peso superior a 3 quilos.
Quando uma criança transporta uma mochila acima do peso recomendado pelos ortopedistas, ao longo do tempo pode apresentar problemas graves na coluna vertebral, situação que irá atrapalhar em sua vida adulta.
Além das dores nas costas, as consequências de uma mochila escolar pesada são graves para a coluna vertebral. A criança pode ter um desgaste acrescido na coluna vertebral, comprometendo sua movimentação e podendo, ao longo do tempo, apresentar hérnia de disco ou desvios na coluna.


Para evitar qualquer problema com as costas da criança, ao arrumar a mochila é preciso também distribuir corretamente todos os materiais, colocando os mais pesados no fundo da mochila, próximo à parte que fica junto às costas, e, no caso de mochilas que tenham compartimentos, manter o equilíbrio de peso entre eles para que a criança também tenha mais equilíbrio enquanto caminha com a mochila.
Todos sabemos que dores nas colunas e nas costas são uma das principais causas de reclamação por parte de todos. As doenças que afetam a coluna representam mais de 50% das causas de incapacidade física e de doenças ocupacionais na vida adulta.
Dessa forma, é importante que os cuidados com a coluna vertebral sejam tomados desde criança. A mochila tem se mostrado uma das principais causadoras de doenças e problemas na coluna vertebral, o que exige que todos os cuidados sejam mantidos.

volta-as-aulas-como-escolher-a-mochila-ideal-de-acordo-com-peso-idade-e-altura-Tabela-de-medidas-para-a-mochila-escolar-sestini
Tabela de medidas para a mochila escolar

Para você não ter dúvidas com relação à mochila ideal para seus filhos, acompanhe a tabela acima:
• Crianças de 2 a 3 anos, que tenham abaixo de um metro de altura, devem usar a mochila ou a mochilete de tamanho Pequeno;
• Crianças entre 3 e 4 anos, que tenham entre 1 metro e 1,30 de altura, devem usar a mochila de tamanho Médio;
• Para crianças entre 4 e 6 anos, que tenham altura entre 1,30 e 1,40 m, o tamanho ideal da mochila é o Grande;
• Finalmente, para crianças entre 6 e 8 anos ou mais, que tenham acima de 1,40m de altura, o tamanho da mochila deve ser o GG.
Em todos os casos, no entanto, é preciso dar atenção ao peso carregado na mochila, não devendo exceder os 10% do peso corporal da criança para evitar futuros problemas na coluna vertebral.

onde-Comprar-Mochila-para-Volta-às-Aulas
Comprar Mochila para Volta às Aulas

Se preparar para a Volta às Aulas com certeza é uma das épocas mais divertidas da criançada. Quem é fã de super-heróis, desenhos animados quer sempre levar seu personagem favorito até na escola. A Sestini é uma marca conceituada de Malas, Bolsas e Mochilas e para cada Volta às Aulas desenvolve produtos com os personagens mais buscados, dentre eles, Mochilas Barbie, Mochilas Hot Wheels, Mochilas Star Wars, Mochilas Homem Aranha, Mochilas Max Steel, Mochilas Polly, Mochilas Minnie e muitos personagens incríveis para todos os estilos e personalidades dos pequenos. A Valejet.com é distribuidor exclusivo da Sestini em São Paulo e comprando online o envio é para todo Brasil. Agora que você já sabe como escolher a mochila ideal, comprar Mochila online é na Valejet, aproveite e monte o conjunto completo, com estojos e lancheiras combinando com os personagens.  Aproveite as condições de pagamento, parcelamento facilitado em 6x sem juros e descontos à vista.

 
Posts relacionados
A Importância do Networking
Minha multifuncional imprime sozinha
Impressora mais rápida do mundo

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Website