Guitarra para iniciantes: um guia para sua primeira compra

Aprender a tocar um instrumento é sempre empolgante, não é mesmo? Todo o processo de aprendizado é incrível, mas um dos momentos mais aguardados é o de adquirir o seu próprio instrumento. 

Se você começou a tocar guitarra ou quer aprender agora, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher a sua! Venha conferir as dicas que a Multisom preparou para você fazer a escolha da melhor guitarra para iniciante.

Entendendo a anatomia da guitarra

Antes de tudo, é preciso entender as características essenciais do instrumento, ou seja, a anatomia da guitarra. Olha só:

  • Formato do corpo: existem inúmeros tipos de formatos de guitarras. Eles mudam conforme o estilo de som que será tocado. O telecaster, por exemplo, é a origem das guitarras, mas existem outros formatos clássicos como as Les Paul, SG e Stratocaster. Busque conhecer sobre cada tipo de guitarra para escolher a sua!
  • Tipo de madeira: como você já deve saber, as guitarras são feitas de madeira. Existem diversos tipos e densidades de madeirae elas têm relação direta com o timbre do instrumento. As madeiras mais usadas para fabricação de guitarras são a Mogno, a Basswood, a Alder e a Maple!
  • Captadores: a identidade do som que sua guitarra produzirá tem total relação com os captadores, ou seja, eles devem ser escolhidos dependendo do estilo que será tocado. Os captadores single-coil são os mais comuns, trazendo um som brilhoso e nasal. Mas outros como humbuckers e P-90 também são facilmente encontrados.
  • Trastes: o traste também faz bastante diferença. Podendo ser feito de materiais como níquel-prata, inox e bronze, ele tem vários tamanhos. Os trastes mais baixos exigem mais ação, enquanto os altos exigem uma  ação pesada, ou seja, exigem mais esforço para obter um som limpo.
  • Ponte: a ponte da guitarra fica parafusada no corpo do instrumento e pode ser fixa, vibrato ou flutuante. Na prática, a diferença se dá em relação a afinação do instrumento e no posicionamento das cordas.

Dicas para fazer a escolha certa

  • Procure uma guitarra confortável e versátil: iniciantes precisam de conforto para aprender melhor. E a versatilidade é importante para que o instrumento seja útil para várias técnicas e estilos, principalmente durante o seu aprendizado;
  • Compare preços, mas não se guie somente por isso: Nem sempre o preço dita a qualidade do instrumento, mas não é preciso fazer um superinvestimento já no início;
  • Saiba que estilo musical você gosta de tocar: pense nesse quesito mas, se ainda não sabe bem em que estilo irá investir, procure um modelo mais coringa, como o Stratocaster.

Melhores guitarras para iniciantes

A Multisom  recomenda alguns modelos para quem está começando a tocar guitarra e quer investir no seu primeiro instrumento, são eles:

Guitarra Tagima TW-61

Recriação da famosa Jazzmaster, essa guitarra é versátil por ser um dos modelos Stratocaster e oferece um som cristalino, por conta dos captadores P90. Além disso, é da marca Tagima, uma das marcas referências do mercado. E o design está incrível, não é mesmo?

Guitarra Tagima TW-61

Guitarra Tagima TG-530

Com design chamativo e surpreendente na cor vermelha, este modelo também é da Tagima e é produzido em madeira Basswood. Os captadores single-coil proporcionam um som puro e sem distorções. Outro diferencial é o preço, com uma ótimo custo benefício!

Guitarra Tagima TG-530

Guitarra Strato Strinberg STS-100

Com corpo em madeira basswood e captadores single-coil, esta guitarra de modelo Stratocaster chama a atenção pelo preço atrativo. A Strinberg é uma marca com boa qualidade e que sempre se destaca pelo custo/benefício! É uma ótima opção para os iniciantes com orçamento menor.

Guitarra Strato Strinberg STS-100

Confira também 9 acessórios para guitarra que são indispensáveis!

E aí, está pronto para escolher a sua primeira guitarra? Siga nossas dicas, pesquise muito e temos certeza que você fará a escolha certa da melhor guitarra para iniciante! Confira os melhores modelos e garanta as melhores condições de pagamento na Multisom. Até mais!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Let’s Rock! Os principais modelos de guitarra

Conheça os modelos e curiosidades de um dos ...