Resenha | Assassinato no Expresso do Oriente – Agatha Christie

Finalmente chegou o momento de conhecer a rainha do crime, Agatha Christie. Apesar das inúmeras indicações e um gênero que me interessa bastante, por algum motivo eu empurrei essa leitura com a barriga por um longo tempo. A primeira coisa que pensei no momento em que iniciei a leitura foi “Por favor Agatha, me surpreenda”, e ela surpreendeu. Muito!

Hercule Poirot é um detetive particular experiente e famoso pela resolução de vários casos populares e complexos. Durante uma tempestade de neve muito forte, o Expresso do Oriente – trem onde ele está viajando – é obrigado a parar. É durante essa parada que ocorre um crime que coloca Poirot no lugar e na hora certa para desvendar mais um mistério. O detetive tenta desvendar o crime analisando o local do assassinato – que apresenta diversas pistas falsas – e entrevistando todos os passageiros.

Os personagens foram muito bem apresentados, cada um com a sua personalidade e peculiaridade, mas a característica mais interessante e que fez a leitura ficar mais divertida, foi o fato dos personagens apresentarem traços caricatos. Cada um com o seu toque de mistério contribui com o clima de suspense e a necessidade de tentar descobrir quem realmente está por trás do crime.

“-…E, ainda assim, a cena se presta para um romance, meu amigo. Ao nosso redor, há pessoas de todas as classes, nacionalidades e de todas as idades. Por três dias, essas pessoas, estranhas entre si, são reunidas num só lugar. Comem e dormem sob o mesmo teto, não podem fugir umas das outras. Ao final de três dias, despedem-se, cada uma segue o seu caminho, talvez para nunca tornarem a se ver.”

Vergonhosamente, preciso admitir que todas as minhas tentativas de resolver o mistério do assassinato resultaram em fracasso. Não foi por falta de tentativa, porque me empenhei bastante. Fiz várias anotações, sobre os personagens e situações estranhas. Acho que a narrativa simples e direta de Agatha me fez subestimá-la a princípio e talvez isso tenha atrapalhado o meu empenho (sim! Eu tenho uma desculpa!). Para a próxima história, já encomendei o meu quadro de feltro e os post-its para acompanhar o caso com mais afinco.

Falando sério agora, vocês não fazem ideia de como o final deste livro me surpreendeu. Ignorando o lance de ter me sentido trouxa e vibrado com uma possível conspiração bem-sucedida – que depois se provou infeliz – a forma com que a história foi conduzida, te dando todos os fatos e depois vindo com uma avalanche de surpresas que fizeram todo sentido me deixou maravilhada.

“Se confrontado com a verdade, qualquer um que tenha mentido, em geral, confessa, com frequência por pura surpresa. É apenas necessário adivinhar certo para produzir este efeito.”

Como já disse antes, a narrativa da Aghata é bem simples, fluida e envolvente. A trama tem muito diálogo, o que faz com que você leia o livro com bastante rapidez. Não tem lá muita ação, mas em contrapartida existem alguns momentos de suspense e intrigas que você não consegue desgrudar os olhos das páginas.

Resultado de imagem para murder on the orient express fanart

Este foi um belo início com o pé direito para conhecer as histórias da Rainha do Crime. Agora estou muito ansiosa para assistir ao filme e conferir se ele faz jus à obra. Veja o trailer.

Se você postergou a leitura dos livros da Agatha Christie como eu, aproveita e leia logo de uma vez! Tenho certeza que Assassinato no Expresso do Oriente, o livro mais popular da autora, é uma ótima forma de começar. Estou bastante interessada em conhecer as outras histórias dela, principalmente as protagonizadas por Poirot.


Assassinato no Expresso do OrienteTítulo: Assassinato no Expresso do Oriente
Autor: Agatha Christie
Tradução: Archibaldo Figueira
Editora: Nova Fronteira
Ano: 1979
Páginas: 194
Skoob | Goodreads | Amazon

SINOPSE: Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Uma americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.

Você também pode gostar

10 Comments

  1. Amor pelos Livros

    Oieee,
    Agatha está na minha lista de leituras para 2018, também me encontro no grupo que não leu nada da autora, mas esse ano vai ser diferente, e sua resenha me animou ainda mais!

    Resenha e foto maravilhosas.

  2. Jessica | Fantástica Ficção

    Ooiii Gisele
    Eu tenho adiado a leitura de Cristhie, mas desse mês não passa quando eu finalmente ler para o desafio literário
    Também espero que ela me surpreenda como te supreendeu ou faça tudo valer a pena com uma boa explicação.
    Beijos.
    Blog: fanficcao.wordpress.com

  3. Canto de Estante

    Olá.
    Li esse livro recentemente e assim como você, foi meu primeiro da autora. Já estou muito ansiosa para as próximas leituras da Agatha.
    Ótima resenha.
    xoxo

  4. Bya (Paixões Literárias)

    Oie
    Eu amo os livros da Agatha Christie, só li 7 até agora mas agora pretendo ler todos e reler os mais antigos que li dela, porque já esqueci de boa parte dos detalhes. O assassinato no expresso do oriente não é meu preferido dela, mas sem dúvida é uma ótima leitura. Amei a resenha. Fico feliz por ter gostado.
    Bjos, Bya! 💋

  5. Viviane Oliveira

    Adorei que vc ta participando do #AgathaChristie4Ever 🙂
    E mais ainda que vc adorou Poirot hahaha amo esse personagem!
    Assista a primeira versão da adaptação tb se puder é ótima!.
    E vai se acostumando, a autora sempre consegue nos enrolar e surpreender no final!!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

  6. fabielymiranda

    Oii, adorei sua resenha!!
    Nunca li nada da Agatha mais ouço tantos elogios que não sei ainda por que não li.
    Confesso que sou um fiasco em adivinhar quem é o assassino nas leituras. Mais adoro quando o autor surpreende e me deixa boquiaberta no fim.
    Espero poder ler em breve.
    Beeijos

  7. clubedofarol

    Eu sou uma das pessoas que ainda não leu nada da Agatha Christie :(. Vivem me dizendo que ela é ótima, que os livros são maravilhosos, e eu nunca leio, nem sei por qual motivo, rs. Todo ano penso que vou ler pelo menos um e acabo lendo nenhum, rs. Mas esse ano vai, tenho quase certeza.
    Amei tanto a sua resenha que acho que vou começar a ler Agatha por esse livro também, e conhecer o tão famoso Poirot. Nem vou tentar adivinhar o mistério, porque quase sempre erro mesmo, rs.
    Parabéns pela resenha!
    Bjo
    ~ Danii

  8. gataliteraria

    Oi Gi, como sempre você arrasando nas suas resenhas! Li esse livro no final do ano passado e também foi meu primeiro contato com essa autora. Minha mãe era muito fã dela. Infelizmente não foi como eu esperava, não gostei muito do livro. O final realmente é surpreendente e não eu esperava por ele, mas achei a narrativa muito lenta e aqueles interrogatórios bem massantes. Ainda tentarei alguma outra obra dela futuramente, quem sabe não mudo de opinião.

  9. Aline Bettú Bechi

    Olá, tudo bom?
    Eu li esse livro e até gostei. Eu li o final umas três vezes e não entendi muito bem não.
    Quero ler outras obras dela, mas diferente de você, acho que se tivesse começado por outra obra, eu teria gostado mais.

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

  10. Jéssica Faustino

    Iai, Beleza?
    Agora eu finalmente sei do que se trata “Assassino no E. Oriente”! Lia o pessoal comentando bastante, mas nunca pesquisei a fundo. Ótima resenha por sinal. ^^ Estou lendo A Testemunha da Nora Roberts e estou curtindo esse tipo de leitura, estou pensando em dar uma chance a este livro da Agatha Christie.

    Jessie do blog Cacto Florido,

Deixe uma resposta